Os maiores volumes mensais operados no ano foram em julho (5,9 milhões/t) e em setembro (5,8 milhões/t) (Divulgação/CDRJ)
Região Sudeste
CDRJ: operação de mercadorias cai 4,6% no acumulado de 2022
Segundo a CDRJ, 45,9 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas entre janeiro e setembro, contra 48,1 milhões em igual período de 2021
Os portos administrados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) operaram 4,6% menos cargas no período de janeiro a setembro deste ano em comparação a igual período do ano passado. Enquanto a movimentação deste ano atingiu 45,9 milhões de toneladas, em 2021, o volume foi de 48,113 milhões de toneladas nos mesmos nove meses. A diferença é de 2,212 milhões de toneladas.
Os dados divulgados pela CDRJ são referentes aos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. Conforme o levantamento da Autoridade Portuária, a projeção de movimentação para janeiro a setembro deste ano era de 50.993 milhões de toneladas, 5.092 milhões de toneladas a mais do que o resultado atingido. A companhia também já estima fechar o ano operando menos 20.175 milhões de toneladas, entre janeiro e dezembro. A projeção para os 12 meses era de um total de 66.075 milhões de toneladas.
Segundo o diretor de Negócios e Sustentabilidade da CDRJ, Jean Paulo de Castro e Silva, a redução nas exportações de minério de ferro no Porto de Itaguaí impactou a movimentação deste ano. “O resultado consolidado da CDRJ (janeiro a setembro de 2022), foi negativamente impactado pela queda nas exportações de minério de ferro, no Porto de Itaguaí, que recuaram 1,935 milhões de toneladas ou 5,5% em relação ao mesmo período de 2021. Essa queda registrada no início do ano se deveu ao alto índice pluviométrico na região das minas no quadrilátero ferrífero, o que afetou negativamente a produção e, consequentemente, a movimentação no complexo portuário de Itaguaí. Não obstante à queda observada, nos últimos quatro meses, houve uma recuperação da ordem de 0,435 milhão de toneladas ou 2,5% nas exportações da commodity”, afirmou.
Mensal
Os maiores volumes mensais operados no ano foram em julho (5,9 milhões/t) e em setembro (5,8 milhões/t), de acordo com os resultados apurados pela Companhia Docas.
Porto do Rio de Janeiro
O desempenho global da Autoridade Portuária foi impactado pelo resultado positivo do Porto do Rio de Janeiro em todos os trimestres do ano. De janeiro a setembro, o porto fluminense movimentou um total de 7,7 milhões de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 12,1% na comparação com o mesmo período de 2021.
A alta no Porto do Rio de Janeiro foi influenciada pelo aumento na movimentação de carga conteinerizada. Foram movimentados 406.898 TEU’s, o que representa um acréscimo de 19,6% em relação ao mesmo período do ano passado.