Fabrício Julião também destacou em seu discurso a atuação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Governo do Estado de Santa CatarinaCrédito: Divulgação/Brasil Export
Região Sul
CEO do Brasil Export enaltece estados do Sul e destaca futuros desafios
Fabrício Julião também parabenizou a gestão da Portos do Paraná, anfitriã do Sul Export 2023
O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, destacou os desafios pela frente nos estados da região Sul durante a sua fala na solenidade de abertura do Sul Export – Fórum Regional de Infraestrutura, Logística e Transportes. No evento, realizado em Curitiba (PR), Julião enfatizou a relação porto-cidade em Paranaguá com o complexo portuário paranaense.
“Paranaguá, tão importante como município, (está) gerando metade dos empregos diretos e indiretos, arrecadando impostos, contribuindo com todo um desenvolvimento da cidade e tendo conflitos como temos em outras cidades e em outros portos. Se fechar o porto, no dia seguinte fecha a cidade. Precisamos construir e mostrar a importância do setor para a comunidade”, disse.
O CEO do Brasil Export parabenizou a Portos do Paraná, Autoridade Portuária que administra os portos de Paranaguá e Antonina. A empresa pública, representada no Sul Export pelo diretor-presidente Luiz Fernando Garcia, conquistou prêmios importantes no último ano.
“A Portos do Paraná foi eleita como melhor gestão portuária do país pelo então Ministério da Infraestrutura. A excelente equipe do presidente Luiz Fernando Garcia foi reconhecida pelo prêmio Antaq devido ao melhor desempenho nacional na categoria conformidade regulatória. Isso demonstra grande competência no respeito a regulamentações e cuidado com o meio ambiente”, afirmou.
Ainda durante seu discurso, Julião destacou a atuação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Governo do Estado de Santa Catarina. “A nova pasta vem trabalhando para garantir protagonismo aos segmentos no campo político e desenvolver novos projetos ferroviários”.
Sobre o Rio Grande do Sul, Julião destacou a importância do Estado, entre outros fatores, pela criação do Mercosul Export, que será realizado no mês de setembro, no Uruguai.
“Um cenário diversificado e repleto de oportunidades faz do Estado uma referência. Destaque para importância da agenda de desenvolvimento de distritos industriais, além da liderança na implantação de hidrovias sob comando do presidente Cristiano Klinger”, disse o CEO, referindo-se ao mandatário da Autoridade Portuária Portos RS. “O Rio Grande do Sul é uma conexão imprescindível para o sucesso do Mercosul Export, que nasceu dentro dos debates do Sul Export”, concluiu.