sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A guerra na Ucrânia e relações estremecidas entre China e Estados Unidos, ampliam margem de exportação do milho brasileiro ao país asiático (Claudio Neves/Portos do Paraná)

Internacional

China atualiza lista de exportadores brasileiros de milho aprovados

3 de novembro de 2022 às 10:35
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

O país asiático e o Brasil assinaram um protocolo para exportação do grão brasileiro em 2014, que foi revisado em maio deste ano

A Administração Geral de Alfândegas da China atualizou a sua lista de exportadores brasileiros de milho aprovados, incluindo 136 instalações de exportação de grãos como a ADM, Bunge, Cargill, Louis Dreyfus e Cofco International. 

O Ministério da Agricultura do Governo Federal confirmou o envio da lista à China, mas não forneceu detalhes.

A importação pela China de milho do Brasil seria um golpe para os Estados Unidos, o maior fornecedor mundial de milho.

Os principais fornecedores de milho à China eram os Estados Unidos e a Ucrânia, mas a invasão russa à Ucrânia e as relações estremecidas com os norte-americanos levou o país asiático a buscar novos parceiros comerciais.

China e Brasil assinaram um protocolo para exportação de milho brasileiro em 2014, mas houve pouca movimentação devido às exigências complexas de inspeção.

Os países concordaram com um protocolo revisado durante discussões de alto nível em maio, poucos meses depois de a Rússia invadir a Ucrânia em fevereiro.

Compartilhe:
TAGS