O Brasil é o maior exportador global de carne de frango. Já a China é o segundo maior consumidor do produto e o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango (Foto: Agência Brasil)
Nacional
China deixa de cobrar tarifa antidumping sobre o frango brasileiro
Sobretaxa variava de 17,8% e 34,2% e estava em vigor desde 2019
O Governo Federal anunciou na terça-feira (27) que foi oficialmente informado pela China sobre sua decisão de não renovar a medida de tarifa antidumping aplicada às exportações brasileiras de carne de frango. Essa medida consistia em uma sobretaxa sobre o valor dos produtos importados, que variava de 17,8% a 34,2%, dependendo da empresa exportadora, e estava em vigor desde 2019. Um comunicado conjunto do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços confirmou a informação.
Além disso, 14 empresas brasileiras haviam estabelecido um compromisso com o governo chinês, comprometendo-se a praticar preços acima de um mínimo predefinido. A revogação dessa medida implica na exclusão da tarifa adicional.
De acordo com os ministérios envolvidos, essas medidas prejudicavam a competitividade do produto brasileiro no mercado chinês. O Brasil é o maior exportador global de carne de frango, enquanto a China é o segundo maior consumidor do produto e o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango.
Para essas autoridades, o fim da medida antidumping torna as exportações de frango do Brasil mais competitivas nesse mercado específico. Além disso, abre novas oportunidades para outros produtores brasileiros que, apesar de terem frigoríficos habilitados, não conseguiam competir devido às tarifas antidumping impostas.
“Trata-se de resultado positivo para o nosso setor avícola e para a relação econômico-comercial do Brasil com a China. O Brasil permanece dedicado a manter um diálogo aberto e construtivo com os parceiros chineses, buscando oportunidades de cooperação e desenvolvimento sustentável nas relações comerciais”, diz trecho da nota.