Com as melhorias previstas, o trecho da Rua do Adubo, que recebe diariamente cerca de 2 mil caminhões, passará a capacidade de ampliação para 5 mil caminhões por diaCrédito: Paulo Silveira/APS
Região Sudeste
Chuva interrompe serviços de manutenção nos acessos ao Porto de Santos
Segundo a APS, melhorias nas margens direita e esquerda serão retomadas na próxima segunda-feira
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou na sexta-feira (13) que o período chuvoso durante a quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, impediu a continuidade das obras de manutenção e tapa-buraco nas vias terrestres que dão acesso ao Porto de Santos.
De acordo com a companhia pública, os serviços serão retomados na próxima segunda-feira (17), tanto na margem direita, quanto na margem esquerda.
“Na quarta-feira, antes do feriado, equipes a serviço da APS realizaram operação tapa-buracos, mas na quinta e sexta-feira, as condições do tempo impediram a continuidade das obras, sendo que a fábrica de asfalto também não está funcionando”, afirmou a APS em comunicado enviado à imprensa.
Os problemas que envolvem os acessos de entrada e saída dos caminhões com destino ao Porto de Santos foram uma das reivindicações dos sindicatos que representam os motoristas autônomos durante a paralisação realizada em agosto. Melhorias na pavimentação também esteve em uma das pautas dos caminhoneiros.
Os trabalhos serão retomados na segunda-feira, na Rua Idalino Piñez (a chamada Rua do Adubo), em Guarujá, com apoio da Guarda Portuária para organizar o trânsito de caminhões que acessam os terminais da margem esquerda durante o período de obras.
A APS classificou como uma de suas metas a conclusão do acesso à margem esquerda, com investimentos na ordem de R$ 500 milhões com recursos oriundos do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que já foram garantidos pelo Governo Federal.
Com as melhorias previstas, o trecho da chamada Rua do Adubo, que recebe diariamente cerca de 2 mil caminhões, passará a capacidade de ampliação para 5 mil caminhões por dia.
Da mesma forma o acesso na margem direita será melhorado, inclusive com a construção de um viaduto a partir da Via Anchieta, que é uma das obrigações de contrapartida do contrato firmado com a Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos), que iniciou sua concessão da malha ferroviária no cais santista no início do mês.