HUB
Cidades portuárias elegem prefeitos no 1º turno
Portos e eleições 1
A maioria das cidades portuárias do Brasil já definiu seus próximos prefeitos nesse domingo, dia 6. Dos 12 municípios com projeção nacional pela atividade de seus terminais, quatro registraram reeleição e apenas três – Santos (SP), Manaus (AM) e Fortaleza (CE) – vão passar por um segundo turno, no dia 27 deste mês, para escolher quem estará à frente de suas administrações nos próximos quatro anos.
Portos e eleições 2
Na cidade de Santos, onde se localiza parte das instalações do Porto de Santos, o principal do País, foram para o segundo turno o atual prefeito Rogério Santos (Republicanos), que obteve 43,29% dos votos válidos nesse domingo, e a deputada federal Rosana Valle (PL), com 42,65%. Em Manaus, continuam na corrida pelo Executivo municipal o prefeito David Almeida (Avante), que teve 32,16% no primeiro turno, e Capitão Alberto Neto (PL), com 24,94%. Já em Fortaleza, disputam André Fernandes (PL), com 40,20% dos votos na primeira etapa das eleições, e Evandro Leilão (PT), com 34,33%.
Portos e eleições 3
Na Região Sul, em Rio Grande (RS), a ex-pró-reitora da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) Darlene Pereira (PT) foi eleita com 49,13% dos votos válidos. Em Santa Catarina, a Prefeitura de Itajaí (SC), que administra o Porto de Itajaí, terá à frente o empresário Robison Coelho (PL), com 50,66%. Em São Francisco do Sul (SC), o prefeito Godofredo Gomes (MDB) foi reeleito com 52,85%. Já em Imbituba (SC), o vencedor foi Michell Peninha (PL), com 48,66%. Paranaguá (PR), o novo prefeito será o ex-vereador Adriano Ramos (Republicanos), filho de estivador e que teve 72,3% dos votos.
Portos e eleições 4
Entre as cidades portuárias de destaque na Região Sudeste, São Sebastião (SP) terá como prefeito nos próximos quatro anos o atual vice-prefeito Reinaldinho Moreira (Republicanos), que obteve 56,89% dos votos válidos. E no Rio de Janeiro (RJ), o prefeito Eduardo Paes (PSD) foi reeleito com 60,47%. No Nordeste, também houve reeleições. Em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) garantiu mais quatro anos de mandato, conquistando 78,67% dos votos. Já em Recife (PE), como esperado, João Campos (PSB) se mantém à frente do Executivo, após ter obtido 78,11%.