Navio-veleiro Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais (Foto: Rodrigo Silva/BE News)
Porto de Santos
Cisne Branco estará aberto para visitação
No domingo (26), população da Baixada Santista poderá visitar o navio-veleiro no Cais da Capitania dos Portos de São Paulo
O navio-veleiro Cisne Branco, considerado uma das mais belas embarcações da esquadra da Marinha do Brasil, estará atracado no Porto de Santos (SP) neste final de semana para as comemorações do aniversário de 479 da cidade de Santos. No domingo, 26, a embarcação estará aberta para visitação gratuita do público.
A embarcação chegou à cidade na quinta-feira (23) e ficará atracada durante o final de semana no Cais da Capitania dos Portos de São Paulo.
O navio tem como funções difundir a mentalidade marítima perante a sociedade brasileira e importante papel na complementação da formação de jovens marinheiros durante os ensinamentos pela escola naval. Reconhecido por sua beleza e relevância, o navio é um símbolo vivo das tradições navais brasileiras.
“Ele é um navio de representação da Marinha do Brasil. Representa o país tanto em eventos nacionais quanto internacionais, assim como estaremos na comemoração de 479 anos de Santos. Divulgamos a mentalidade marítima e a importância do mar, até porque o Brasil é inviável sem o mar”, comentou o capitão de mar e guerra Eduardo Tozzini, comandante do Cisne Branco.
A última passagem do Cisne Branco pelo Porto de Santos ocorreu em maio de 2023 como parte de um tour realizado pela Marinha do Brasil nos portos das regiões Sul e Sudeste.
“Santos sempre nos acolhe muito bem, pela maritimidade, por abrigar o maior complexo portuário da América Latina. É uma cidade que tem total ligação com o mar e o Cisne Branco vem muito para Santos porque o navio é sempre muito bem recebido”, declarou o comandante.
Na programação de festividades para os 479 anos de Santos, o navio-veleiro estará aberto à visitação pública no dia 26 de janeiro, das 10h às 17h, oferecendo aos visitantes uma oportunidade especial de conhecer sua história e suas tradições.
A Capitania dos Portos informou que, durante a visitação, haverá arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições da região da Baixada Santista.
“É importante para a Marinha trazer o Cisne Branco, especialmente neste fim de semana de aniversário da cidade de Santos. Uma cidade que tem intensa relação com o porto e intensa relação com o mar. A população vai poder conhecer as nossas tradições navais dentro desse navio belíssimo”, disse o capitão de mar e guerra Marcus André de Souza e Silva, capitão dos Portos de São Paulo.
História
Terceiro navio a ostentar esse nome, o Cisne Branco foi construído em Amsterdã, na Holanda, pelo estaleiro Damen e sob a supervisão da Marinha brasileira. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi lançado ao mar e batizado em 4 de agosto de 1999.
Segundo a Marinha, o Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.