HUB
CMA CGM adquire a maioria do capital social da Santos Brasil
Santos Brasil 1
O grupo francês CMA CGM conseguiu adquirir a maioria do capital social da operadora portuária e logística Santos Brasil, uma das líderes na movimentação de contêineres nos portos brasileiros. Nessa segunda-feira, dia 30, a empresa nacional informou que a Ceva Logistics, subsidiária do grupo CMA CGM, concluiu a aquisição de 26,84 milhões de suas ações ordinárias, o equivalente a 3,14% do capital social. Como resultado, junto com a CMA Terminals Atlantic e a CMA Terminals, o grupo passou a controlar 214.991.864 ações ordinárias da companhia, além de 99.779.406 Global Depositary Receipts (GDRs), ou seja, 51% do capital social.
Santos Brasil 2
A compra das ações da Ceva é o mais recente capítulo na saga da CMA CGM para comprar a Santos Brasil e, assim, expandir suas operações portuárias no Brasil. Há uma semana, o grupo francês anunciou a conclusão da negociação para a obtenção de 48% das ações da empresa. Mas a operação ainda aguarda a autorização das autoridades brasileiras, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério de Portos e Aeroportos.
Nova rota 1
Pela primeira vez, um carregamento de algodão foi transportado por trem das fazendas de Mato Grosso até o Porto de Itaguaí (RJ), onde foi embarcado com destino a Bangladesh, no sul da Ásia. A inédita operação foi realizada pela operadora ferroviária Brado Logística no último mês de julho, mas só foi divulgada nos últimos dias. Ela foi estruturada em parceria com a multinacional Cargill, a concessionária ferroviária MRS, a armadora Maersk e o terminal portuário Sepetiba Tecon, de Itaguaí.
Nova rota 2
De acordo com a Brado, a nova rota foi planejada para diversificar os trajetos e testar um novo porto de embarque e os modais de transporte utilizados, com foco em sustentabilidade e eficiência – a opção pela ferrovia garantiu uma menor emissão de gases do efeito estufa durante o deslocamento da carga. Foram utilizados 40 vagões, que levaram 40 contêineres carregados com pouco mais de mil toneladas de pluma de algodão. Como resultado, segundo a empresa, 177 toneladas de CO2 deixaram de ser liberados na atmosfera, o equivalente à emissão anual de 38 veículos.
Pouso forçado
Um avião da Azul precisou fazer um pouso forçado na manhã dessa segunda-feira, dia 30, no Aeroporto de Salvador (BA). O voo tinha saído de Recife (PE) com destino ao Rio de Janeiro, mas segundo a companhia aérea, foi necessário um “pouso não programado por problemas técnicos”, que não foram detalhados. A concessionária também não informou o que houve com a aeronave.