Enquanto atuar no Porto de Fortaleza, a CMA CGM terá um píer exclusivo para embarcar principalmente frutas com destino à Europa, explorando uma área com mais de 88 mil m2Crédito: Divulgação/CDC
Região Nordeste
CMA CGM quer estender operação no Porto de Fortaleza, diz CDC
Segundo a Companhia Docas do Ceará, empresa já manifestou a vontade de renovar contrato de transição
A armadora francesa CMA CGM quer estender a operação que envolve, principalmente, a exportação de frutas pelo Porto de Fortaleza (CE). A empresa, que até abril deste ano atuava via Porto de Natal (RN), encerrou as operações por lá e passou a embarcar as cargas pelo porto cearense, em um contrato de transição com seis meses de duração.
Como a negociação chega ao fim no mês que vem, a CMA CGM já manifestou interesse em fechar um novo contrato de transição que, inclusive, já está em análise pelos setores competentes, informou a Companhia Docas do Ceará (CDC), que administra o porto, ao BE News.
A CDC explicou que a Resolução Normativa nº 07/2016, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), permite que novos contratos de transição sejam elaborados até que ocorra o leilão para o arrendamento definitivo da área portuária.
Enquanto atuar no Porto de Fortaleza, a multinacional vai contar com um píer exclusivo, onde irá embarcar principalmente frutas com destino à Europa, explorando uma área com mais de 88 mil metros quadrados. A empresa também realiza embarques de frutas pelo Porto do Pecém (CE).
Segundo o contrato, a empresa terá que realizar investimentos em máquinas e equipamentos para o Porto de Fortaleza, entre eles três guindastes mais modernos, visando garantir a eficiência operacional e a produtividade para a safra de frutas deste ano.
A CDC afirmou que, desde que a CMA CGM assumiu a operação, houve um crescimento de 70% nas movimentações do complexo em relação ao mesmo período do ano passado e a previsão otimista se mantém para os próximos meses, com maior volume previsto na safra de frutas atual.
Para o Porto de Fortaleza, a nova operação também foi bem-vinda porque consolida o complexo no rol de terminais de contêineres do Brasil, gerando empregos e movimentando a economia local, além de gerar receitas fixas oriundas do valor cobrado pela área e pelas movimentações.
A Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora de melão do mundo, com fazendas destinadas ao cultivo da fruta no Ceará e no Rio Grande do Norte, usa os navios da CMA CGM para exportar suas frutas. E segundo seu CEO Carlo Porro, a empresa está “muito satisfeita” com as operações realizadas pela multinacional. Ainda de acordo com ele, o novo operador traz vantagens para o porto, que ganha novos investimentos, empregos e oferece um serviço pontual aos produtores de frutas da região, do embarque ao destino.
“Tenho certeza que, para todos os exportadores de frutas do Nordeste, esse acordo é benéfico e vai melhorar a operação com frutas, que é muito delicada”, disse Carlo.