domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os empresários presentes gostaram da iniciativa, principalmente na questão de envolver a iniciativa privada em diálogo constante com o poder públicoCrédito: Reprodução/Santa Cecília TV

Região Sudeste

Coalizão define eixos de trabalho para o desenvolvimento econômico da Baixada Santista

Atualizado em: 29 de março de 2023 às 9:33
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Primeira reunião entre secretário estadual e empresários da região ocorreu na sede da Unisanta, em Santos (SP)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo (SDE) promoveu na noite de segunda-feira (27) a primeira reunião de trabalho da coalizão da Baixada Santista para alavancar a economia da região. O encontro, que ocorreu na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, teve a participação do secretário da pasta, Jorge Lima, e de empresários de diversos segmentos.

Nessa parceria entre governo do Estado e empresários foram definidos cinco eixos de trabalho, divididos nos seguintes subgrupos: 

1 – Educação, Tecnologia, Inovação e Qualificação

2 – Porto, Polo Industrial e Petróleo & Gás

3 – Mobilidade

4 – Turismo e Revitalização do Centro de Santos

5 – Construção Civil e Programas Habitacionais

Com a criação dos cinco eixos, a classe empresarial apontará quais são as áreas de interesse de cada um deles. Daqui para a frente serão realizados encontros direcionados para cada eixo, com os empresários participando da reunião referente ao tema que escolheram.

“Os empresários estão montando projetos de interesse deles na região. E aí vamos ver quais são possíveis de fazer, quais não são, quais vamos colocar em lista de espera, o que dá para fazer. É um jogo onde nós estamos olhando a região de uma forma mais profunda”, comentou o secretário Jorge Lima.

Aprovação

A classe empresarial que compareceu ao encontro enxergou a iniciativa de forma positiva, principalmente na questão de envolver a iniciativa privada em diálogo constante com o poder público.

“Estou com expectativas muito boas. Temos que combater um pouco esse ceticismo que habita nas pessoas que viram muitos projetos não decolarem e nem saírem do papel, e infelizmente temos muitos exemplos na região. A gente como iniciativa privada sempre tem que agir com muito otimismo e não deixar determinadas oportunidades como essa passarem”, declarou Ludmilla Rossi, CEO do hub de inovação Juicyhub.

Para Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, o foco será no desenvolvimento e revitalização do Centro Histórico de Santos, pauta em que a instituição se mostra empenhada.

“Como associação estamos muito envolvidos na questão da revitalização do Centro Histórico. Existe lá um potencial imobiliário e turístico na região. Acho que isso vai ser uma grande alavanca de investimentos e desenvolvimento de Santos. O principal ponto que estamos focando é esse”, afirmou.

Outra questão importante que envolve o desenvolvimento da região são os gargalos ao acesso do Porto de Santos e a chegada à cidade somente através do Sistema Anchieta-Imigrantes, que serão debatidos de forma mais abrangente em um dos eixos recém-criados.

“Vivemos um problema hoje de mobilidade, de acesso na região. Temos um colapso do sistema de Anchieta-Imigrantes, da Cônego Domênico Rangoni, junto ao próprio trânsito da Cidade de Santos. Isso precisa ser debatido o quanto antes porque o porto vai continuar crescendo”, comentou Fabrício Julião, CEO do Brasil Export.

“O que a gente precisa é de infraestrutura de acesso. E é isso que vai determinar a continuidade do nosso crescimento, trazer recursos para a região, através de impostos, mais postos de trabalho nesse ambiente por conta desse crescimento”, disse Ricardo Molitzas, presidente do Conselho do Santos Export e diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).

Coalizões

Um dos projetos da Secretaria foi a formação de coalizões empresariais com o setor privado, para cada uma das regiões de São Paulo, que foram divididas em regiões macroeconômicas. A formação dessas coalizões, a partir de entidades empresariais locais de destaque, servirá para aproximar o setor empresarial das políticas públicas do Estado. Elas vão indicar à secretaria as grandes demandas do setor privado, auxiliando nas ações do Governo para a região.

Para a região da Baixada Santista, a SDE já oficializou a parceria com o Santos Export, através do Fórum Brasil Export.

 

Compartilhe:
TAGS Baixada Santista Construção Civil inovação Jorge Lima Polo Industrial porto Programas Habitacionais Revitalização do Centro de Santos Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo tecnologia turismo Unisanta