Veiculadas nas redes sociais das entidades, as peças publicitárias são divulgadas toda semana e abordam diferentes temas (Crédito: Divulgação)
Portos
Coalizão Empresarial Portuária enaltece setor em nova campanha
Iniciativa reforça importância dos portos para a cadeia logística de transporte, o comércio exterior e o abastecimento da população
A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), em conjunto com as demais entidades da Coalizão Empresarial Portuária, lançou em novembro a campanha nacional “O Brasil passa pelos Portos”.
A iniciativa tem como objetivo valorizar a imagem do setor portuário e retroportuário, reforçando a sua importância na cadeia logística de transporte, no incremento do comércio exterior e da economia e no abastecimento de toda a população brasileira.
Veiculadas nas redes sociais das entidades que fazem parte da coalizão e das empresas filiadas à ABTRA, as peças publicitárias são divulgadas toda semana e abordam temas como o agronegócio, indústria, infraestrutura, tecnologia, comércio internacional, geração de empregos, turismo e os mais variados tipos de cargas movimentadas pelos portos nacionais.
Cada publicação tem um foco diferente, que vai desde o papel dos portos no turismo de cruzeiros até a relevância das operações portuárias para o abastecimento de insumos e produtos usados nas lavouras e fábricas de todo o país.
A intenção é também mostrar o alto grau de segurança implementado nos portos brasileiros, em consonância com as leis ambientais e o crescimento sustentável das atividades, explicou a ABTRA.
Para a associação, os portos nacionais são “gigantes”, mas tímidos na comunicação com a sociedade, o que impulsionou o lançamento da campanha.
Para Bayard Umbuzeiro Filho, presidente da ABTRA, o próprio slogan da ação já chama a atenção para o fato de que “tudo passa pelos portos”.
“Também mostramos à comunidade internacional como os portos brasileiros estão situados de forma muito estratégica neste país de dimensões continentais e em constante crescimento”, diz Bayard.
Conforme a ABTRA, estão previstas mais 10 postagens e, em uma segunda etapa ainda em estudos, o envolvimento das autoridades públicas que fazem parte do setor.
“Existe a ideia de fazermos campanha junto aos ministérios e agências de regulação por exemplo, para que cada vez mais todos apurem o olhar para o setor, principalmente a sociedade, que será mais impactada quanto maior a abrangência da campanha”, explicou o presidente da ABTRA.
Coalizão
Além da ABTRA, a campanha foi viabilizada pela coalizão portuária composta pela Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec), Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL), Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP).
Caio Morel, representante da Abratec, enxerga a ação como necessária porque os portos brasileiros são importantes indutores de riqueza na economia brasileira, “entretanto, a excelência, modernidade e eficiência de nossos terminais portuários não são conhecidos por muitos, um lapso que merece ser corrigido”, declara.
Para o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a ação lembra toda a população que muito do que ela consome no dia a dia passa pelas operações portuárias. “São produtos e bens, medicamentos, alimentação. Tudo isso, em algum momento, passa pelos portos. Somos a solução da logística brasileira e operamos a nível de qualquer terminal internacional”, conclui.