Região Nordeste
Codeba inicia testes de novos equipamentos para segurança nos portos da Bahia
Entre eles, estão câmeras que permitem reconhecimento óptico e identificação de placas e número de contêineres dos caminhões
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) começou a fase de testes dos equipamentos tecnológicos voltados à segurança dos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus.
A principal nova tecnologia é uma câmera com reconhecimento óptico de caracteres que identifica os veículos pela placa e identifica o número de contêineres carregados.
Segundo a Codeba, o investimento foi de R$ 10 milhões de reais ao longo de 2023. Juntos, Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus movimentam mais de 12 milhões de toneladas de cargas, em média, por ano.
Entre as tecnologias adotadas, estão as câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que possibilitam o registro de imagens de identificação das placas dos veículos e do número de contêineres transportados. Além disso, o projeto de modernização inclui sistemas de iluminação avançados e sensores que garantem maior segurança e precisão na movimentação de cargas e pessoas aos terminais.
Também está sendo desenvolvido um sistema de leitura facial e outros dispositivos de segurança que visam proteger os usuários e as operações, proporcionando inovação e a melhoria dos serviços prestados.
Essas ações atendem a demandas de mais de uma década de toda comunidade portuária, que abrange os arrendatários, operadores e os órgãos públicos e de controle.
“As intervenções, que estão em andamento e em fase de teste, reforçam o compromisso da Codeba em aprimorar cada vez mais a infraestrutura portuária. Há muito tempo não se tinha tantos investimentos e ações voltadas para a modernização e eficiência operacional dos portos baianos”, diz o presidente da Autoridade Portuária da Bahia, Antonio Gobbo.