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A profundidade do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Natal é de 12 m. Mas devido à falta de manutenção, são permitidos navios com calado máximo de 10 mCrédito: Divulgação/Codern

Região Nordeste

Codern vai iniciar estudo que antecede dragagem ainda em julho

Atualizado em: 21 de julho de 2023 às 8:39
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Batimetria deve começar a ser feita até o fim deste mês; próximo passo será elaborar projeto de dragagem

O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, anunciou que os primeiros passos para realizar a dragagem de aprofundamento no Porto de Natal (RN) começaram a ser dados. Ele falou sobre o assunto durante entrevista a uma rádio local, no último dia 17.

A última vez que a obra foi feita no canal de acesso e na bacia de evolução foi em 2012, alcançando a profundidade de 12 metros. Mas, devido à falta de manutenção, a Autoridade Portuária só permite hoje a entrada de navios com calado máximo de 10 metros.

Para iniciar o processo que envolve a obra, Ubarana informou que a Codern fez uma licitação para realizar um estudo hidrográfico, conhecido como batimetria, que trará um “raio-x” de como está a situação no fundo do rio, no canal de acesso.

“Acreditamos que até o fim de julho esse estudo seja iniciado”, disse. Ainda segundo o presidente, os dados serão entregues ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e o próximo passo será elaborar o projeto de dragagem.

O Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) também atuarão em conjunto durante esse processo.  A partir do momento em que o estudo começar a ser feito, deve ser concluído em 45 dias.

Já a forma como a dragagem será feita ainda não está decidida. Segundo Nino, existem duas possibilidades. A primeira seria o Dnit realizar os trabalhos de aprofundamento em pontos específicos, num custo entre R$ 10 e R$ 12 milhões. A segunda seria um trabalho de longo prazo, com repasse do ministério de Portos e Aeroportos, já que o valor da obra seria de R$ 150 milhões.

O aumento da profundidade deve permitir novas operações e a ampliação da capacidade de movimentação de cargas via Porto de Natal.

Ponte Newton Navarro

Outro problema enfrentado pelo complexo é a falta de defensas na ponte Newton Navarro, que impossibilita a passagem de navios de médio e grande porte no período noturno, limitando as operações portuárias.

Para instalar os equipamentos na ponte, o Governo do Estado necessitaria de um recurso estimado em R$ 80 milhões – até o momento não disponível.

De acordo com o presidente da Codern, o assunto foi discutido com o Governo Federal e o ministro Márcio França, que comanda a pasta do setor, se comprometeu a ajudar, pois o Governo Estadual não conseguiria concretizar a obra sozinho.

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