Desde o início das operações do VTMIS em 2017, foram realizadas 797.308 ações de controle de tráfego, sendo registrados 87 incidentes em todo o período (Divulgação/Codesa)
Região Sudeste
Codesa obtém nova licença após aprovação do serviço de tráfego do Porto de Vitória
Em novembro, técnicos da Marinha avaliaram e aprovaram o Sistema de Informação e Gerenciamento de Tráfego de Embarcações
A Marinha do Brasil concedeu nova licença operacional à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) após avaliação e aprovação do Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) do Porto de Vitória.
Segundo informou a Codesa, o Sistema de Informação e Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS) do porto foi vistoriado por oficiais do Centro de Auxílio à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR), em visita técnica anual realizada entre os dias 8 e 10 de novembro. Os militares avaliaram se o VTMIS está operando de acordo com as novas regras estabelecidas pela Assembleia da Organização Marítima Internacional (IMO), em 2021, quando foi aprovada a IMO A.1158 (32) que altera o serviço de tráfego de embarcações.
Os técnicos da Marinha foram liderados pelos capitães de mar e guerra, Jansen Santos Poças e Antônio Carlos Leite Alves de Oliveira. Segundo o relatório final, o VTS Vitória “está equipado e operando adequadamente para cumprir as tarefas decorrentes do novo status do serviço e, desta forma, permanece contribuindo para o incremento e eficiência da navegação e proteção do meio ambiente”. E completa o documento: “A manutenção da equipe operacional desde 2018 constitui-se de um dos fatos determinantes para a alta qualidade do serviço prestado, considerando que, além da experiência adquirida, todos demonstram possuir um sólido conhecimento do serviço e subsistemas componentes”.
Os técnicos verificaram instalações, aspectos administrativos, funcionamento dos sistemas, equipamentos, sensores, segurança cibernética e avaliaram o desempenho dos operadores e supervisores em exercícios práticos de acompanhamento do tráfego marítimo. Durante a vistoria foi ressaltada a preocupação com a segurança cibernética, tendo sido adotadas medidas preventivas.
Área de cobertura
O Centro de Controle de Operacional de Tráfego de Embarcações (CCOTE) do VTMIS está localizado em Capuaba, Vila Velha, e conta com oito estações remotas. O software de integração e gerenciamento de dados é o Navi Harbour VTS 3D 4.6 e foi implantado em setembro de 2017.
A área de cobertura engloba o canal da Baía de Vitória, portos de Tubarão e Praia Mole e áreas de manobra e fundeio. Os dados recolhidos são compartilhados com a Marinha, Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Corpo de Bombeiros.
3º trimestre
No balanço do 3º trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de ações de controle de tráfego pelo CCOTE aumentou 35,3%, 4.660 a mais. Já o número de incidentes é considerado muito baixo. Das 481 visitas/viagens nos meses de julho, agosto e setembro na área monitorada, ocorreram cinco incidentes, o que corresponde a 1,09%.
Apenas seis embarcações não cumpriram os procedimentos aos navegantes do Vitória VTS —1,25% do total.