Com amplo apoio de partidos, Hugo Motta recebeu 444 votos dos 513 deputados da Casa (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Nacional
Com ampla votação, Hugo Motta é eleito presidente da Câmara
Aos 35 anos, parlamentar da Paraíba será o mais jovem a presidir a Câmara dos Deputados desde a redemocratização
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Em eleição definida ainda no primeiro turno, no sábado (1°), o parlamentar recebeu 444 votos dos 513 deputados da Casa.
Aos 35 anos, Motta será o mais jovem presidente da Câmara desde a redemocratização.
Os dois outros candidatos à presidência, os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) obtiveram 31 e 22 votos, respectivamente. Dois votos foram em branco.
Ele ocupa o cargo que até então pertencia ao deputado Arthur Lira (PP-AL). Após a definição do resultado, Motta assinou o termo de posse a assumiu a cadeira da presidência da Casa.
Em seu discurso, Motta destacou a necessidade de uma Câmara independente, que tenha capacidade de atuar sem interferências externas.
“Juntos, vamos fortalecer institucionalmente a Câmara, manter a sua autonomia e independência em relação aos demais Poderes. É salutar compreendermos que uma boa gestão de país se faz com respeito, pressuposto da harmonia”, afirmou.
Apoio
O bloco partidário que elegeu Motta para a presidência reúne o Partido dos Trabalhadores, que comanda o Governo Federal, e o PL, principal sigla de oposição ao governo.
Além dos dois partidos, integram o bloco PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.
Após o resultado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o parlamentar pela vitória em postagem em uma rede social.
“Parabenizo o deputado Hugo Motta pela sua eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”, escreveu Lula.
O mandato de Hugo Motta na presidência da Câmara vai até fevereiro de 2027, quando haverá eleição para a mesa diretora de uma nova legislatura.