Em sua segunda edição, a pesquisa foi aprimorada e o questionário atualizado busca aprofundar o conhecimento sobre a participação feminina, bem como sobre as políticas de inclusão e diversidade desenvolvidas pelas empresas do setor. Foto: Porto de Santos/APS
Portos
Com baixa adesão, Antaq alerta empresas para participarem de pesquisa
Realizada a cada dois anos, a pesquisa é um “instrumento fundamental” para construir um panorama atualizado sobre a inclusão de gênero nas relações de trabalho no setor portuário e de navegação
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com a Women’s International Shipping & Trading Association (WISTA) está promovendo a 2ª Pesquisa de Equidade de Gênero no setor aquaviário – PEG 2024.
Segundo a agência, foi encaminhado ofício para as empresas reguladas, mas a adesão à pesquisa ainda é muito baixa. Por isso, alerta sobre a importância das companhias responderem ao questionário, que está disponível aqui até dia 15 de janeiro.
Realizada a cada dois anos, a pesquisa é um “instrumento fundamental” para construir um panorama atualizado sobre a inclusão de gênero nas relações de trabalho no setor portuário e de navegação, possibilitando um monitoramento sobre o tema e contribuindo para o fortalecimento das práticas de responsabilidade social e dos compromissos ESG no setor.
A iniciativa é resultado do Protocolo de Intenções firmado entre a Antaq e Wista em março de 2022, que visa coletar, tratar e divulgar dados não confidenciais sobre equidade de gênero no setor aquaviário brasileiro. Em sua segunda edição, a pesquisa foi aprimorada e o questionário atualizado busca aprofundar o conhecimento sobre a participação feminina, bem como sobre as políticas de inclusão e diversidade desenvolvidas pelas empresas do setor.
Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, é possível falar com a Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho pelo telefone (61) 2029-6690 ou através do e-mail desempenhoportuario@antaq.gov.br.