O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia (ao centro), destacou a regularização de mais uma área portuária, bem como mais investimentos nos complexos paranaenses (Crédito: Divulgação)
Região Sul
Com oferta de R$ 1 mi, FTS vence licitação de terminal no Porto de Paranaguá
Arrendamento garante R$ 338 milhões em investimentos no complexo paranaense
O FTS Group arrematou por R$ 1 milhão o terminal PAR 50, destinado à movimentação de granéis líquidos, localizado no Porto de Paranaguá (PR). O leilão foi realizado na sexta-feira (24), na sede da B3, em São Paulo, e não teve outros concorrentes.
Com a concessão, que terá 25 anos de duração, o porto garante investimentos de R$ 338,2 milhões em obras de ampliação da capacidade operacional, incluindo a construção de uma extensão no píer de líquidos e dois novos berços para o segmento. Também são esperados 300 novos empregos diretos e indiretos.
A área tem aproximadamente 85 mil metros quadrados, 18 tanques verticais já instalados e capacidade total de aproximadamente 70.181 m³.
“Acreditamos muito no potencial dos portos de Paranaguá e Antonina. Tanto que hoje, aqui, fazemos nosso segundo investimento”, afirmou o diretor da FTS Group, Alex Ávila. No ano passado, a empresa arrematou também o PAR32, destinado à carga geral.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou a regularização de mais uma área portuária, bem como mais investimentos nos portos paranaenses. Os estudos para licitar o PAR 50 começaram em 2020.
“Temos um grande potencial, com mais essa perspectiva de investimento. Esse foi apenas o primeiro leilão de 2023. Outros estão por vir ainda neste ano e, quem sabe, até a nossa concessão do canal de acesso se entenderem como adequado”, declarou Garcia.
Também estava prevista para ontem a licitação do PAR09, também no Porto de Paranaguá, mas como não foram recebidas propostas, não houve concorrência. Voltado a granéis sólidos vegetais, a área tem 26,5 mil m² e exigia investimentos de R$ 911 milhões.
TERCEIRO LEILÃO
O leilão do PAR 50 foi o terceiro conduzido pela Portos do Paraná desde que o Estado passou a ter autonomia para administrar contratos de exploração de áreas portuárias.
Acompanharam o certame o representante do ministro de Portos e Aeroportos, o secretário executivo da pasta, Roberto Gusmão; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; e o futuro secretário nacional de Portos, Frabrízio Pierdomenico.