A direção do Porto Itapoá crê que os importantes resultados de movimentação registrados neste ano se devem ao crescimento do mercado asiático como um fator relevante (Foto: Vosmar Rosa/MPor)
Região Sul
Com recorde, Porto Itapoá fecha 1° semestre com alta de 12%
Terminal em Santa Catarina movimentou mais de 597 mil TEU nos primeiros seis meses do ano
O Porto Itapoá, em Santa Catarina, registrou o melhor semestre da história do terminal, juntamente com o melhor resultado mensal. No total, foram 597.338 TEU movimentados no primeiro semestre de 2024, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado (533.423 TEU).
Considerando somente o mês de junho, o terminal movimentou 109.889 TEU, maior número mensal de toda a história, superando abril deste ano, quando foram movimentados 107.475 TEU.
A direção do Porto Itapoá acredita que os importantes resultados de movimentação registrados em 2024 se devem ao crescimento do mercado asiático como um fator relevante.
“Todo o sistema logístico portuário do chamado cluster sul apontou crescimento impulsionado, sobretudo, pelas importações vindas da China”, avaliou Felipe Kaufmann, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá.
Outro fluxo que apoiou o crescimento do primeiro semestre de 2024 foi os volumes de proteína animal exportados através do Porto Itapoá. A movimentação cresceu 43% em comparação com o mesmo período do ano de 2023.
“Esta carga representa um segmento bastante importante para a região Sul e Sudeste, onde estão localizados os estados com maior produção de proteína em geral”, comentou Kaufmann.
Os números de importação do Porto Itapoá também foram recorde para cargas gerais, com 40.817 TEU movimentados em junho. As importações de cargas refrigeradas também foram recorde para o mês, com 1.360 TEU movimentados.
Crossdocking
O mês de junho foi marcante para o terminal para as operações crossdocking, modalidade em que a carga é alocada diretamente do caminhão para o contêiner ou vice-versa. Para o mês, foram registrados 1998 TEUs movimentados, um recorde em Itapoá.
Segundo a Autoridade Portuária, uma das principais chaves de sucesso para este tipo de operação se deve ao novo armazém do porto, que foi inaugurado em janeiro deste ano.
“É uma estrutura robusta, com 8 mil m² cobertos, e diversos diferenciais de tecnologia, que tem sido fundamental para melhorar os nossos números nesse tipo de operação”, completou o diretor.
Para seguir apoiando o crescimento do mercado, o Porto Itapoá tem investido em sua capacidade operacional. A capacidade de tomadas para contêineres refrigerados será incrementada em 35% com a adição de 1.080 tomadas para atendimento deste segmento, chamado reefer. Além disso, a chegada de novos equipamentos já está garantida para este ano.