O ramal ferroviário está conectado à malha do Corredor Centro-Norte e interligado ao Terminal da COPI no Porto de Itaqui (foto) para transporte de fertilizantes. Crédito: Divulgação
Região Nordeste
Começam testes para transportar fertilizantes por ferrovia ligando Itaqui ao TO
Em fase de testes, o primeiro carregamento envolveu cinco vagões e um volume de 500 toneladas do produto.
Começaram na semana passada os testes das primeiras movimentações de fertilizantes via ferrovia Carajás/Norte-Sul, que liga o Porto do Itaqui (MA) a Palmeirante (TO). A primeira operação com carga envolveu cinco vagões e um volume de 500 toneladas de adubo.
Antes de iniciar os ensaios com carga, a Companhia Operadora do Porto do Itaqui (COPI), responsável pelo projeto, estava realizando a primeira fase de comissionamento sem carga, com o objetivo de ajustar as equipes e a logística.
As análises continuam até que todos os passos da operação estejam checados, como as correias transportadoras, balanças, estação de carregamento e todos os equipamentos.
Segundo a companhia, a perspectiva é iniciar as operações comerciais via ferrovia Norte-Sul ainda em novembro, com capacidade inicial de movimentação de 1,5 milhão de toneladas/ano, podendo aumentar mediante a demanda.
O novo modal possibilita a integração entre a cadeia logística de exportação de grãos do Arco Norte e a cadeia de importação de adubos que chegam pelo complexo portuário maranhense e são direcionados ao interior do Brasil.
“O Porto do Itaqui é a base dos nossos investimentos para atender à crescente demanda do mercado, a alavanca principal de crescimento da COPI a partir do novo terminal e integração com o sistema ferroviário. E além do crescimento normal que vem alcançando nos últimos anos, o porto deve aumentar sua participação no Arco Norte do país”, explicou o CEO da COPI, Guilherme Eloy.
O presidente do porto, Ted Lago, disse que o setor trabalha para atender à demanda crescente do mercado internacional, “o que cada vez mais consolida o Itaqui como o porto do Arco Norte do Brasil. O trabalho da COPI no Porto do Itaqui demonstra a força dessa cadeia produtiva e também a confiança do setor privado para investir no porto público do Maranhão”, declarou.
PROJETO
A Companhia Operadora Portuária do Itaqui e a empresa de logística VLI formalizaram uma parceria, em julho do ano passado, para a criação de um novo ramal ferroviário conectado à malha do Corredor Centro-Norte e interligado ao Terminal da COPI no Porto de Itaqui para transporte de fertilizantes.
A ligação permite que o insumo seja transportado do porto até o Terminal Integrador de Palmeirante, também operado pela COPI. De lá, os fertilizantes atenderão aos produtores situados numa área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal. A COPI investiu cerca de R$ 200 milhões na ligação ferroviária.