sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Durante a reunião destacou-se a proximidade da Região Nordeste do Brasil, ponto mais perto da Europa no país, e o potencial com hidrogênio verde e demais energias renováveis (Crédito: Divulgação/Governo do Ceará)

Região Nordeste

Comitiva cearense promove hub de hidrogênio verde e agronegócio na Alemanha

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2024 às 9:27
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Foram discutidos os potenciais do estado e do trabalho conjunto com a embaixada para auxiliar na busca por investidores

O Governo do Ceará enviou uma comitiva à Alemanha, liderada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho, e pelo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueirêdo. O grupo foi recebido na terça-feira (6) pelo embaixador do Brasil no país europeu, Roberto Jaguaribe, na capital Berlim.

Em reunião, foram discutidos os potenciais do estado e do trabalho conjunto com a embaixada para auxiliar na busca por investidores em áreas como o agronegócio e as energias renováveis.

Jaguaribe destacou a proximidade da Região Nordeste do Brasil, ponto mais perto da Europa no país, e o potencial com hidrogênio verde e demais energias renováveis. “É o momento para buscar investimentos. A Alemanha pode figurar muito bem num cenário de investimentos no Ceará, no Nordeste, no Brasil como um todo. E a embaixada está aqui pra ajudar nessa convergência de interesses entre as duas partes”, destacou o embaixador.

Salmito Filho também destacou o hidrogênio verde, além dos outros principais mercados do Ceará. “Nosso objetivo é produzir, consumir e atrair indústrias dessa matriz energética verde. Estamos preparados, temos vocação para isso. Temos legislação estadual aprovada. Queremos nos aproximar das empresas alemãs que possam se interessar por esse mercado”.

Hugo Figueirêdo apresentou os diferenciais do Complexo do Pecém, incluindo a parceria com o Porto de Roterdã, na Holanda. “A nossa expectativa é avançar cada vez mais na parte de exportação de frutas. Fora o agronegócio e os mercados mais tradicionais, temos um hub de hidrogênio verde mais competitivo do mundo no Pecém. E o principal mercado hoje dessa amônia é a Alemanha, por meio do Pecém e do Porto de Roterdã”.

A comitiva também foi formada pelo secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro, o coordenador de Recursos Hídricos do Ceará, Erildo Pontes, o diretor comercial do CIPP, André Magalhães, o gerente de Negócios Portuários do CIPP, Raul Viana, e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar.

O mercado de pescados também esteve em pauta, discutindo um auxílio para levantamento das barreiras e retomada das exportações do camarão para a União Europeia.

Fruit Logistica

Na quarta-feira (7), a comitiva participa da Fruit Logistica 2024, a maior feira mundial da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras. O estado estará representado em um estande integrado pela SDE e o Complexo do Pecém. O evento, que vai até sexta-feira (9), terá a presença de empresas públicas e privadas brasileiras.

O secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos, afirma que a participação do Governo do Ceará é importante para promover e fortalecer as relações comerciais do estado. Serão apresentados os produtos cearenses e os atrativos do estado para a fruticultura e agronegócio em geral.

Na edição de 2022, participaram da Fruit Logística um total de 2.600 empresas expositoras de quase 150 países dos cinco continentes, cujos produtos foram vistos por 63.470 pessoas procedentes de todo o mundo.

Compartilhe:
TAGS Agro agronegocio alemanha Ceará esg H2v hidrogênio verde Pecém sustentabilidade