sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Autoridades e lideranças empresariais do Brasil que participam do Mercosul Export visitaram as obras de expansão do Terminal Cuenca del Plata, no Porto de Montevidéu. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export

Mercosul Export

Comitiva visita entidades e terminal portuário em Montevidéu

Atualizado em: 16 de agosto de 2024 às 5:44
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Primeiro dia de atividades do Mercosul Export foi marcado por ida a encontros da ANP e da Aladi, além do porto na capital uruguaia

O fórum internacional Mercosul Export 2024 teve início na manhã de quinta-feira, dia 15, com uma recepção de parte da comitiva brasileira por dirigentes da Administração Nacional de Portos (ANP) do Uruguai.

O CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, agradeceu o encontro de trabalho e falou sobre a iniciativa de criação de um ambiente integrado e de colaboração entre os setores público e privado.

O vice-presidente da associação, Daniel Loureiro, ressaltou a importância da expansão do Porto de Montevidéu, uma obra emblemática para o crescimento da movimentação de cargas na capital uruguaia.

Também na manhã de quinta-feira, representantes de vários países participaram do encontro institucional organizado pela Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) destinado à troca de informações com a comitiva de profissionais e autoridades que participaram do Mercosul Export.

O secretário-executivo do Aladi, Sérgio Abreu, apontou a burocracia como o principal obstáculo para o crescimento da integração logística entre as nações da América Latina.

Um pouco mais cedo, no início da manhã, a comitiva realizou uma visita às infraestruturas do novo Ferrocarril Central e ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário, também na capital uruguaia.

Por fim, autoridades e lideranças empresariais do Brasil visitaram as obras de expansão do Terminal Cuenca del Plata, operado pela Katoen Natie em Montevidéu.

O porto da capital uruguaia tem como evidente característica ser um equipamento de transbordo, recebendo cargas que serão consumidas em vários pontos do continente.

Após a conclusão das obras, a capacidade operacional do terminal passará de 1,2 milhão de TEU para 2,5 milhões.

O local também recebe grande quantidade de contêineres reefer, que são utilizados para transportar fármacos, frutos e carnes, modalidade responsável por aproximadamente 17% das operações.

Compartilhe:
TAGS Administração Nacional de Portos Aladi Mercosul Montevidéu Sérgio Abreu Terminal Cuenca del Plata Uruguai