Autoridades e lideranças empresariais do Brasil que participam do Mercosul Export visitaram as obras de expansão do Terminal Cuenca del Plata, no Porto de Montevidéu. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Mercosul Export
Comitiva visita entidades e terminal portuário em Montevidéu
Primeiro dia de atividades do Mercosul Export foi marcado por ida a encontros da ANP e da Aladi, além do porto na capital uruguaia
O fórum internacional Mercosul Export 2024 teve início na manhã de quinta-feira, dia 15, com uma recepção de parte da comitiva brasileira por dirigentes da Administração Nacional de Portos (ANP) do Uruguai.
O CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, agradeceu o encontro de trabalho e falou sobre a iniciativa de criação de um ambiente integrado e de colaboração entre os setores público e privado.
O vice-presidente da associação, Daniel Loureiro, ressaltou a importância da expansão do Porto de Montevidéu, uma obra emblemática para o crescimento da movimentação de cargas na capital uruguaia.
Também na manhã de quinta-feira, representantes de vários países participaram do encontro institucional organizado pela Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) destinado à troca de informações com a comitiva de profissionais e autoridades que participaram do Mercosul Export.
O secretário-executivo do Aladi, Sérgio Abreu, apontou a burocracia como o principal obstáculo para o crescimento da integração logística entre as nações da América Latina.
Um pouco mais cedo, no início da manhã, a comitiva realizou uma visita às infraestruturas do novo Ferrocarril Central e ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário, também na capital uruguaia.
Por fim, autoridades e lideranças empresariais do Brasil visitaram as obras de expansão do Terminal Cuenca del Plata, operado pela Katoen Natie em Montevidéu.
O porto da capital uruguaia tem como evidente característica ser um equipamento de transbordo, recebendo cargas que serão consumidas em vários pontos do continente.
Após a conclusão das obras, a capacidade operacional do terminal passará de 1,2 milhão de TEU para 2,5 milhões.
O local também recebe grande quantidade de contêineres reefer, que são utilizados para transportar fármacos, frutos e carnes, modalidade responsável por aproximadamente 17% das operações.