A comitiva promovida pelo Brasil Export também pôde acompanhar as obras de expansão do Terminal Cuenca del Plata (TCP), operado pela Katoen Natie em Montevidéu. Foto: Rodrigo Borthagaray
Mercosul Export
Comitiva visita Porto de Montevidéu e reforça integração com o Uruguai
Grupo conheceu também um pouco das relações comerciais entre a Autoridade Portuária que administra o complexo e o Brasil
Um dos destaques da edição 2024 do Mercosul Export, em Montevidéu, no Uruguai, foi o tour promovido pelo Grupo Brasil Export. Além de ter contato com a infraestrutura ferroviária do país, o grupo pôde ver de perto o projeto de expansão do porto da capital do país. E não só isso: conheceu também um pouco das relações comerciais entre a Autoridade Portuária que administra o complexo e o Brasil.
No dia 15 deste mês, marcando o início das atividades do Mercosul Export, uma delegação composta por autoridades e empresários brasileiros foi recebida por representantes da Administração Nacional de Portos do Uruguai. O encontro aconteceu no edifício-sede da Autoridade Portuária.
Liderada pelo secretário nacional de Hidrovias do Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil, Dino Antunes Dias Batista, a comitiva foi integrada pelo embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; o diretor da Antaq, Alber Vasconcelos; o CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião; o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger; o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas; a presidente do Conselho Feminino do Brasil Export, Gilmara Temóteo; o presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura, Mário Povia; e o presidente do Instituto Brasil Logística; Ricardo Molitzas.
Do lado da ANP estavam o vice-presidente Daniel Loureiro; a diretora vocal, Alejandra Koch; a gerente-geral, Susana Pierri; o subgerente-geral, Horacio Lannes; a gerente da área de Comercialização, Ana Rey; o gerente da área de Operações e Serviços, Gerardo Adippe; a subgerente da área de Comercialização, Elisa Kuster; e a secretária-geral, Laura Reinaldo.
Durante o encontro, Loureiro afirmou que é uma decisão do Uruguai que a infraestrutura portuária do país sirva para complementar e oferecer serviços a todas as nações vizinhas. Ele lembrou que a ANP já possui relações comerciais com os estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, especialmente para o transbordo do minério de ferro que chega ao Rio da Prata, vindo de Corumbá (MT).
O vice-presidente também falou sobre as boas perspectivas comerciais e até turísticas que a interconexão com o Rio Grande do Sul poderá proporcionar, por meio da Hidrovia da Lagoa Mirim.
Dino Antunes, por sua vez, disse que o Brasil está disposto a avançar na integração comercial com o Uruguai. Prova disso era que mais de 60 pessoas, entre autoridades governamentais, executivos de associações empresariais e diretores de empresas de diversos setores, faziam parte da comitiva. Ele também aproveitou a ocasião para agradecer o apoio recebido por Guillermo Valles.
Fabricio Julião também agradeceu ao embaixador uruguaio por ter liderado desde o início este movimento de integração, que envolve um debate permanente entre os múltiplos atores públicos e privados envolvidos. Também reforçou a necessidade da criação de uma política de hidrovias, o que, segundo ele, é fundamental para a relação Brasil-Uruguai.
TCP
As autoridades e lideranças empresariais do Brasil puderam acompanhar as obras de expansão do Terminal Cuenca del Plata (TCP), operado pela Katoen Natie em Montevidéu.
O porto da capital uruguaia tem como evidente característica ser um equipamento de transbordo, recebendo cargas que serão consumidas em vários pontos do continente.
Após a conclusão das obras, a capacidade operacional do terminal passará de 1,2 milhão de TEU para 2,5 milhões.
O local também recebe grande quantidade de contêineres reefer, que são utilizados para transportar fármacos, frutos e carnes, modalidade responsável por aproximadamente 17% das operações.
Na palestra que proferiu no segundo e último dia do Mercosul Export, Djalma Vilela, presidente do Conselho do Mercosul Export, lembrou da visita ao TCP, destacando que o equipamento está recebendo mais de US$ 600 milhões em investimentos.
O Mercosul Export foi uma edição internacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Toda a sua programação está disponível no canal @tv_benews no Youtube e no site www.tvbenews.com.br.