Nome fantasia e logomarca foram lançados na manhã de ontem (12), no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro Divulgação/CDRJ
Região Sudeste
Companhia Docas do Rio de Janeiro lança nome fantasia ‘Portos Rio’
Objetivo é fortalecer a imagem corporativa no setor portuário, com foco no desenvolvimento sustentável e na satisfação dos usuários dos seus portos
A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, lançou, na manhã de ontem (12), no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro, o seu novo nome fantasia “Portos Rio” e logomarca.
A iniciativa faz parte do processo de modernização e reposicionamento estratégico da Autoridade Portuária, que mantém sua razão social como Companhia Docas do Rio de Janeiro. O site oficial já está de layout novo, inclusive no domínio (www.portosrio.gov.br).
“A nova marca reflete o trabalho técnico, sério e incansável desenvolvido pelas equipes administrativas e operacionais em dezenas de ações e projetos executados no intuito de aperfeiçoar os processos da companhia e modernizar a infraestrutura dos portos que administra, o que nos levou a alcançar mais eficiência, agilidade, transparência e competitividade”, afirmou o diretor-presidente da ‘Portos Rio’, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira.
Segundo nota da companhia, ao implementar o nome fantasia, o objetivo é “evidenciar a nova realidade da gestão da Autoridade Portuária; reforçar a relevância da ‘Portos Rio’ junto aos stakeholders; resgatar o autêntico papel de uma Autoridade Portuária; fortalecer sua imagem corporativa no setor portuário, com foco no desenvolvimento sustentável e na satisfação dos usuários dos seus portos; e mostrar seu olhar para o futuro, visando ser referência no Hemisfério Sul”.
Processo de criação
O primeiro passo da consultoria contratada para a escolha de naming (novo nome) e branding (nova marca) foi a elaboração de uma pesquisa junto aos empregados da companhia para entender a percepção sobre a marca atual e os fatores considerados mais relevantes. Os colaboradores também puderam sugerir um novo nome para a empresa. Em seguida, as sugestões foram analisadas junto com os nomes propostos pela consultoria.
Com o nome eleito pela diretoria executiva da CDRJ, a empresa contratada passou para a etapa de criação do logotipo e identidade visual. A diretoria selecionou, então, três opções de logomarca para votação junto aos empregados da companhia. A opção mais votada foi também a escolhida pela diretoria.
Segundo o diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva, “a nova logomarca traduz não somente o tipo de negócio, mas também um conceito institucional de mudança, de foco nos serviços, de envolvimento com o mercado cada vez mais globalizado, e o acréscimo da cor verde aos tons de azul herdados da marca anterior, denotam um avanço, uma adequação, a preocupação com a sustentabilidade, principalmente com relação ao mar, intimamente ligado ao negócio da companhia”.