Região Sul
Complexo de Porto Alegre tem operações portuárias suspensas
Portos RS informou que atividades foram paralisadas devido à elevação do Lago Guaíba
A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, afirmou nesta quarta-feira (22) que as atividades e operações portuárias do complexo de Porto Alegre foram temporariamente suspensas. A paralisação das atividades se deve à elevação do nível do Lago Guaíba, e o consequente avanço do mar sobre o cais.
A Prefeitura de Porto Alegre, em razão da elevação do nível do lago, determinou o fechamento das comportas do lago. Além disso, foi orientada a suspensão temporária das operações do porto.
Segundo dados da Defesa Civil de Porto Alegre e do estado, o Rio Guaíba atingiu 3,26 metros, considerado o maior nível desde 1941. O pico durante a enchente histórica no passado foi de 4,75 metros.
Em razão do aumento do nível do rio, diversas ruas e avenidas de Porto Alegre ficaram debaixo d’água, deixando pessoas desabrigadas e feridas.
Em nota enviada à imprensa, a Portos RS informou que as atividades no cais só poderão ser retomadas após a confirmação do recuo das águas, além da reabertura das comportas por parte do Departamento Municipal de Água e Esgotos.