A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções entre o Complexo do Pecém e o Porto de Xiamen assinada na segunda-feira e reuniu representantes cearenses e da ChinaCrédito: Divulgação/Complexo do Pecém
Região Nordeste
Complexo do Pecém firma acordo com porto chinês
Objetivo é promover uma maior colaboração e a troca de experiências internacionais
O Complexo do Pecém (CE) formalizou um protocolo de intenções na segunda-feira (16) com o Porto de Xiamen, situado na província de Fujian, na China. O objetivo principal é promover uma maior colaboração e a troca de experiências internacionais com o intuito de aprimorar ainda mais o terminal portuário.
A cerimônia de assinatura do documento contou com a presença do presidente do complexo, Hugo Figueirêdo; da vice-presidente financeira, Rebeca Oliveira; e do diretor do Fujian Provincial Port Group, Huang Xunyou, e ocorreu no Pecém. O vice-governador da província de Fujian, Lin Wenbin, também integrou a comitiva.
Dentre as atividades de cooperação previstas no acordo, destacam-se a troca de ideias e melhores práticas relacionadas à melhoria e à produtividade portuária, o desenvolvimento de Tecnologia da Informação portuária, a participação na troca e cooperação da aliança “Rota da Seda Marítima”, bem como a colaboração em trocas comerciais e investimentos, e outras atividades portuárias que podem ser conjuntamente decididas pelas partes.
O presidente do Complexo do Pecém enfatiza que o acordo de cooperação pode expandir a relação entre os dois portos, que já possuem uma conexão por meio de uma rota de longo curso.
“Hoje já há movimentação de carga entre os portos do Pecém e de Xiamen. São cargas principalmente relacionadas a rochas ornamentais. Mas há, também, potencial para termos cargas de contêineres sendo movimentadas entre os dois portos, que atualmente chegam e saem do Brasil pelo Porto de Santos. Acredito que, com o trabalho de cooperação, haverá oportunidade de explorar novas cargas e novas linhas”, pontua Hugo Figueirêdo.
O presidente do Complexo do Pecém aponta, ainda, o potencial para exportação aos portos de Fujian das cargas de grãos transportados pela Transnordestina a partir de 2027. “Viemos para estreitar os laços e apontar os possíveis destaques dessa parceria. Além do porto, temos um grande complexo portuário na nossa província, incluindo também um porto de minério. Chamei as lideranças desses dois equipamentos porque acho que não é somente o Porto de Xiamen que tem potencial. Essa equipe tem muito interesse em saber como funciona o Pecém e também em tratar sobre linhas marítimas e capacitação profissional”, completa o vice-governador da província de Fujian, Lin Wenbin.
Parceria Ceará-Fujian
Além do Complexo do Pecém, o Governo do Ceará, representado pelo governador Elmano de Freitas (PT), também firmou um protocolo de intenções no domingo (15) com Fujian. Este acordo tem como foco o desenvolvimento de capital humano, especialmente jovens, na área de energias renováveis, por meio de um programa de capacitação. A iniciativa será concretizada por meio de parcerias entre o Ceará e empresas chinesas que operam no Estado.