Região Norte
Complexo portuário de Porto Velho abre edital para doação de estudos técnicos
Administração do porto espera que o chamamento público fortaleça modelo de negócios instalados na zona portuária
A Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), empresa pública que administra o Porto de Porto de Velho (RO), publicou o edital de aviso público de áreas arrendáveis e chamamento de interessados para a utilização da infraestrutura do Porto e doação de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).
Os estudos técnicos servirão para subsidiar a modelagem de futuros arrendamentos em nove áreas públicas operacionais disponíveis no Porto de Porto Velho, conforme Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ). Deverão ser elaborados levantamentos voltados à demanda de instalações para movimentação de diversos tipos de cargas como granel sólido, granel líquido e gasoso, carga geral e contêiner.
Os interessados devem enviar o requerimento de manifestação de interesse para o e-mail gabportopv@gmail.com. A documentação completa e descrição de todo o processo está disponível no Edital nº 001/2023, publicado no site do Porto de Porto Velho (rondonia.ro.gov.br/soph), na aba “Oportunidades de Negócios”.
Após o recebimento da manifestação do interessado, será publicado em até dez dias, no site institucional do Porto, o resultado da habilitação e qualificação, ou não, no Edital. As autorizadas terão o prazo de 120 dias, contados da publicação da autorização no site da SOPH para apresentar os estudos à Autoridade Portuária.
Segundo o coordenador de gestão portuária, Luiz Gustavo Braga, o Porto espera que o chamamento público atraia não só novos parceiros comerciais, como também fortaleça os modelos de negócio já instalados na zona portuária. “Com mais movimentações sendo efetuadas pelo nosso terminal portuário, o Porto pode mostrar seu potencial e capacidade de eficiência operacional em relação a outros terminais da região e no cenário nacional”, destaca.
A destinação de novas áreas atende à necessidade de expansão do Porto de Porto Velho e está alinhada ao Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) da empresa, visando garantir o desenvolvimento sustentável portuário, proposta que também está vinculada ao Plano Mestre.
“O progresso econômico notável de Rondônia está alinhado a esse contexto, e estamos plenamente engajados nesse processo de desenvolvimento acelerado”, afirmou o diretor-presidente da SOPH, Fernando Parente, enfatizando a importância do chamamento como catalisador do crescimento regional.