Divulgação
Estilo BE
Comportamento, arte e tendências
Cinema
Almodóvar, sempre
Depois de meia hora, o filme “Estranha forma de vida”, acaba. Na sessão em que eu fui, só uma pessoa levantou meio irritada e foi embora. Não ficou para assistir à entrevista de uma hora com o diretor Pedro Almodóvar que é exibida logo depois. Um curta de Almodóvar é muito melhor do que muitos longas de tantos outros. A história de dois ex-pistoleiros de aluguel no Velho Oeste, interpretados pelos excelentes Ethan Hawke e Pedro Pascal, que se reencontram depois 25 anos, tem um pouco de tudo que caracteriza o bom cinema: tensão, personagens verdadeiros, música afinada com os grandes filmes de faroeste e o desejo entre dois cowboys que, pelo menos que eu sei, nunca tinha sido mostrada em outros filmes na época da trama. Quer mais? Ainda tem a voz de Caetano Veloso interpretando o fado do mesmo nome, de Alfredo Rodrigo Duarte e Amália Rodrigues (1962).
Visuais
Bienal RIO de Arte e Tecnologia
Programe-se para uma experiência de futuro, com novas formas de pensar e agir através das ferramentas digitais e tecnológicas. Um espaço inovador no interior e na área externa em frente ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. As obras têm dois enfoques centrais: A Nova Estética e a Supercriatividade, convidando os visitantes a interagir com as obras, a ativar seus sentidos e a refletir sobre o papel transformador das novas mídias. São 70 obras de 66 artistas de vários países destacando arte com realidades aumentadas e virtuais, trabalhos com inteligência artificial, instalações interativas, machine learning, animações, gameart e vídeos. A curadoria da Nova Bienal Rio é de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, referências mundiais no tema.
Serviço
Até 29 de outubro
Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá 1 – Centro, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras, a entrada é gratuita.
Leitura
Mistura fina
Tudo que vem de Clarice ou sobre ela me encanta. A novidade é esse livro de Marília Malavolta, doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista, que traz Clarice vista pelo I Ching. Ela levou 14 anos para concluir a obra da Editora Unesp, a partir dos primeiros esboços da pesquisa até a publicação. A literatura de Clarice é fascinante, e o I Ching é um dos mais antigos livros de filosofia chinesa. É uma rica jornada do processo criativo de Clarice Lispector. No primeiro capítulo, apresenta e explora a Aderência clariciana; no segundo, faz uma comparação com o conceito de Aderir chinês; a relação específica de Clarice com o I Ching está no terceiro; no quarto, o valor oriental presente.
Gastronomia
Para quem curte peixes e frutos do mar
O Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp – Edição 2023 acontece até dia 23 de dezembro no Espaço Gastronômico Ceagesp, na Vila Leopoldina, em São Paulo, de quarta a domingo. São cerca de 60 opções à base de peixes e frutos do mar e mesa de saladas para o público comer à vontade por RE 139,90 por pessoa (bebidas e sobremesas à parte). Crianças de até cinco anos não pagam; de seis a dez anos, pagam metade do preço. Os destaques são os camarões assados no espeto e a Paella à Marinera, gigante e repleta de frutos do mar, é oferecida num tacho de mais de um metro de diâmetro. Quartas e sábados há ostras frescas no cardápio.
Serviço
Às quartas, quintas e sextas, das 18h às 23h30 (somente jantar). Aos sábados, das 12h até 23h30 (almoço e jantar). Aos domingos, das 12h às 17h (somente almoço).
O acesso será pelo Portão 4 da Ceagesp (altura do nº 1.946 da av. Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina – São Paulo-SP). O estacionamento para automóveis também fica no Portão 4. E possível reservar mesa pelo site. Quem preferir ir direto ao Festival, aguarda a disponibilidade de mesa.
Site: