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O projeto, denominado Nova Raposo, prevê investimentos de R$1,3 bilhão para a modernização e melhorias no trecho entre Cotia e a capital paulista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Região Sudeste

Concessão da Raposo Tavares prevê R$ 1,3 bi em investimentos

Atualizado em: 25 de novembro de 2024 às 17:46
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Leilão para a concessão de 92 km da rodovia será realizado na quinta-feira (28), na B3

O leilão para a concessão de 92 km da rodovia Raposo Tavares, na região metropolitana de São Paulo, será realizado na quinta-feira (28) na Bolsa de Valores (B3). O projeto, denominado Nova Raposo, prevê investimentos de R$1,3 bilhão para a modernização e melhorias no trecho entre Cotia e a capital paulista.

Nesta segunda-feira (25), foi encerrado o prazo para entrega de propostas, com quatro consórcios interessados: CCR, EcoRodovias, EPR e Via Appia. Todos têm ampla experiência em concessões rodoviárias e agora aguardam a avaliação para o certame. O vencedor será aquele que apresentar o maior pagamento antecipado para a concessão.

O investimento total estimado no projeto é de R$7,9 bilhões, incluindo a execução de obras e melhorias ao longo do contrato. O trecho que será concedido inclui áreas atualmente operadas pela ViaOeste (do grupo CCR) e outros trechos sob gestão pública, administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP).

A concessão terá duração de 30 anos e faz parte de um conjunto de iniciativas do Governo de São Paulo voltadas para a melhoria da infraestrutura viária, visando principalmente a redução de congestionamentos e acidentes. A Raposo Tavares, especialmente no trajeto entre Cotia e São Paulo, registra altos índices de sinistros, o que torna o projeto estratégico para a segurança e fluidez no tráfego.

Entre os serviços previstos no empreendimento estão a construção de uma marginal contínua, novos acessos, a ampliação de faixas em pontos críticos da rodovia, a reconstrução de viadutos e passagens inferiores, além da implementação de passarelas, ciclovias e dispositivos de segurança para pedestres e ciclistas.

A concessão da Nova Raposo faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), uma estratégia do Governo de São Paulo para atrair investimentos privados e melhorar a infraestrutura do estado. O projeto abrange importantes rodovias da região metropolitana, incluindo as rodovias SP-270 (Raposo Tavares), SP-280 (Castello Branco) e SP-029.

Free Flow

A concessão trará ainda inovações tecnológicas, como a instalação de praças de pedágio automáticas, eliminando a necessidade de paradas nas cabines. O sistema permitirá a cobrança automática, com descontos para motoristas frequentes: 10% para mais de dez passagens e 20% para quem ultrapassar 21 vezes. Veículos com tags terão 5% de desconto adicional.

As tarifas nos pórticos vão variar entre R$0,54 e R$4,84, mas a cobrança só será feita após a conclusão das obras. Nos trechos já concedidos, haverá uma redução média de 28% nas tarifas a partir de 2025.

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TAGS concessão RAPOSO TAVARES