De acordo com o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, a primeira concessão do Brasil, a da Lagoa Mirim, que vai ligar o país ao Uruguai, vai impulsionar as demais hidroviasCrédito: Crédito/Brasil Export
Mercosul
Concessão de três hidrovias é prioridade da Antaq, afirma diretor-geral
Na abertura do Mercosul Export, Eduardo Nery disse que a primeira delas deverá ser a da Lagoa Mirim
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, afirmou que a agência reguladora trabalha com a concessão das hidrovias de Lagoa Mirim, do Rio Paraguai e do Rio Madeira são tratadas como prioridades. Durante a solenidade de abertura do primeiro Mercosul Export – Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado em Montevidéu, no Uruguai, ele disse que a da Lagoa Mirim se encontra em um processo mais avançado do que as demais.
“Temos estudos iniciados nas hidrovias do rio Madeira e do rio Paraguai. Todas elas têm caminhos críticos que precisam ser vencidos. Se seguir uma sequência natural, a da Lagoa-Mirim deve ser a primeira, mas estou otimista e confiante que elas possam sair próximas umas das outras”, disse Nery, afirmando que será necessária uma série de
intervenções e obras. E quando elas forem concluídas, será possível dar início ao processo de concessão.
Nery afirmou que o assunto voltado ao desenvolvimento das hidrovias deixa de ser algo considerado como intenção e suposições. Segundo ele, a primeira concessão do Brasil, a da Lagoa Mirim, que vai ligar o país ao Uruguai, vai impulsionar as demais hidrovias.
“Hoje em dia estamos apresentando projetos, algo concreto, onde se tem etapas, prazos e compromissos a serem cumpridos. Isso nos dá motivação para seguirmos com mais força ainda. Nós temos metas bem factíveis e, sabendo que essa concessão, é um marco simbólico para o desenvolvimento de outras hidrovias importantíssimas”, analisou.
O desenvolvimento das três hidrovias, segundo o diretor-geral da Antaq, é considerado prioridade da agência.
“Nosso Mercosul precisa de uma infraestrutura integrada, interligada e amplamente desenvolvida. Nada traduz melhor do que a implantação da hidrovia do rio Paraguai, que vai ter aproveitamento direto na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Vemos no nosso levantamento dessas três prioridades, que são vetores importantes para que possamos finalmente superar a última fronteira do desenvolvimento da nossa infraestrutura que são as nossas hidrovias”, comentou.
Também presente na solenidade, o presidente da Infra SA, Jorge Bastos, afirmou que o desejo do Governo Federal é de que a concessão da hidrovia ocorra da forma mais célere possível.
Bastos também destacou a atuação em conjunto com a Antaq para o projeto de desenvolvimento das hidrovias, e revelou um diálogo com o novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“A Infra SA é responsável para elaborar o projeto da primeira concessão hidroviária do país, que vai ligar o Brasil ao Uruguai. Nós temos trabalhado incansavelmente para que isso ocorra o mais rápido possível. Tive uma conversa com o novo ministro de Portos e Aeroportos, que também está muito empenhado nesse projeto”, afirmou.
O Mercosul Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.