A nova concessão prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões em serviços operacionais e obras, incluindo 164 km de duplicações, 42 km de faixas adicionais e 15 km de vias marginais (Foto: Divulgação/ANTT)
Região Sudeste
Concessionária assume concessão do trecho da BR-040/MG em agosto
EPR Via Mineira passará a administrar o segmento ligando Belo Horizonte a Juiz de Fora a partir do próximo dia 6
A empresa EPR Via Mineira assumirá no dia 6 de agosto a gestão do segmento da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG), após vencer o leilão promovido em abril pelo Ministério dos Transportes. A informação foi divulgada pela pasta na sexta-feira (12).
A nova concessão prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões em serviços operacionais e obras, incluindo 164 km de duplicações, 42 km de faixas adicionais e 15 km de vias marginais. A EPR Via Mineira garantiu um desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio no trecho concedido durante o período de melhorias.
Segundo a pasta, as melhorias visam aumentar a segurança, oferecer melhores serviços e ampliar a capacidade da via, melhorando o escoamento da carga dos produtos agrícolas da região Sudeste e beneficiando cerca de 3,6 milhões de pessoas que transitam pela região.
Além disso, de acordo com o Ministério, haverá uma mudança na gestão do trecho entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO) da BR-040, que será leiloado em setembro.
A partir de 6 de agosto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumirá provisoriamente a gestão desse segmento até a nova concessão. Durante essa fase de transição, não haverá cobrança de pedágio nos 594,8 quilômetros do trecho, em cumprimento a uma decisão judicial que determinou a saída da concessionária Via 040.