O relatório elaborado pela Condesan reuniu mais de 200 propostas em nove áreas estratégicas, visando o desenvolvimento da cidade de Santos a curto, médio e longo prazo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)
Região Sudeste
Condesan entregará propostas visando o desenvolvimento de Santos
Plano estratégico para a Prefeitura contempla áreas como desenvolvimento econômico, segurança e inovação, entre outras
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan), grupo técnico criado pela Associação Comercial de Santos (ACS), no litoral de São Paulo, fará nesta sexta-feira, dia 6, a entrega das propostas elaboradas pelo conselho ao prefeito da cidade, Rogério Santos (Republicanos). O relatório reuniu mais de 200 propostas em nove áreas estratégicas, visando o desenvolvimento da cidade a curto, médio e longo prazo.
Criado em 2020, o Condesan reúne especialistas de nove áreas estratégicas, além de empresários, líderes comunitários e representantes de universidades, da Prefeitura e do setor produtivo. O objetivo é identificar demandas prioritárias e propor soluções para fomentar o desenvolvimento do município.
Neste ano, o conselho formou nove grupos de trabalho das nove áreas, sendo elas: Desenvolvimento Econômico, Educação, Gestão Pública, Inovação, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Saúde, Social e Segurança, Turismo e Eventos.
O trabalho resultou em assuntos recorrentes e convergências temáticas entre todas as categorias, envolvendo o tema da educação como ponto chave para as propostas criadas.
“São centenas de ações definidas, todas partindo desse pilar da educação, que atingem objetivos colocados pelos nove grupos de trabalho. O projeto ficou muito interessante, acho que vai ser transformador o que ele vai oferecer de possibilidade de crescimento futuro”, comentou Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos.
De acordo com o Conselho, no total foram idealizadas 206 propostas, sendo que 193 ações estão ligadas direta ou indiretamente à educação. Além disso, elas foram utilizadas na produção de oito planos estratégico educacionais, com diferentes abordagens.
Número de ações para cada área:
Desenvolvimento Econômico: 39 ações
Educação: 23 ações
Gestão Pública: 29 ações
Inovação: 28 ações
Meio Ambiente: 38 ações
Planejamento Urbano: 45 ações
Saúde: 23 ações
Social e Segurança: 40 ações
Turismo e Eventos: 33 ações
A entrega simbólica do documento ocorrerá na sede da ACS (Rua XV de Novembro, 137, no Centro de Santos), em solenidade marcada para as 15 horas.
“A gente entendia que era um anseio da própria prefeitura e estamos convictos de que vão abraçar o projeto. É uma etapa importante, pelo grande trabalho que os grupos fizeram. Ver a finalização dessa etapa e sentir que isso atuou pelo benefício da cidade”, completou.