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Durante o debate, realizado nesta quinta-feira (20), a conexão entre players e fornecedores foi apontada como um dos pontos que mais precisa melhorar para que a inovação avance no setor. Foto: Grupo Brasil Export

Inova Export

Falta de comunicação entre empresas e startups é desafio para avanço da inovação

20 de junho de 2024 às 16:58
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Painel do Inova Export debateu como essa conexão entre atores pode ser melhorada no setor de logística

O último painel do Inova Export discutiu as ações e desafios para as Startups que estão prestando serviços e trabalhando em novas tecnologias para os setores de logística, infraestrutura e portuário. Durante o debate, realizado nesta quinta-feira (20), a falta de comunicação entre players e fornecedores foi apontada como um possível impeditivo no avanço da inovação nestes segmentos.

O Inova Export reúne líderes e visionários dos setores de infraestrutura e integra a programação da edição 2024 do Fórum Nordeste Export. O encontro ocorre em Fortaleza, no Ceará, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21 de junho).

O painel foi moderado por Barbara Carvalho, Liderança Inovativa Hub, Embaixadora ABSTARTUPS 2024 e CMO da startup GoGamers, que levantou pontos e questionamentos a respeito do futuro e papel das startups no setor.

O debate ficou bastante centralizado na falta de conectividade entre as grandes empresas e as startups.

“É uma conexão que parece simples, fácil e tranquila. Mas sempre me pergunto o porquê dessas startups não estarem sendo contratadas pelas grandes empresas que apresentam com algum tipo de problema. As soluções aparecem, mas falta ainda algum tipo de conexão ou ambiente em que essas grandes empresas, desse universo, se conectem e possam fazer acontecer”, comentou Maurício Isac Cardoso, Head de Venture Building da Fwk Innovation Design.

Na visão de Maurício, a falta de conexão desses dois atores podem representar grandes frustrações e perda de dinheiro.

“Conectá-las é o desafio. Onde é preciso ter um adaptador, um prestador de serviços, um hub, que possa trazer uma visão desdobrando a estratégia dessa grande corporação, conhecendo e trazendo para próximo desse universo”, pontuou.

Na mesma linha de raciocínio, Strauss Nasar, sócio da Cordel Ventures, enfatizou o papel de hubs para fazer essa ligação, principalmente com startups que estão iniciando no mercado.

“Há necessidades de adaptações desse ambiente de negócio, porque não é facilmente absorvido pelo mercado, pois não se conecta direto com as grandes corporações. O papel dos hubs que exercem essa tarefa de conectar é justamente de viabilizar processos de validação de contratação por parte das empresas, e aí sim atuar como um adaptador, trazendo boas soluções ao mercado”, disse.

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