Flávia Takafashi, diretora da Antaq Livro indicado: “Poder e Progresso: Uma luta de mil anos entre a tecnologia e a prosperidade”, de Daron Acemoglu e Simon Johnson. Foto: Divulgação
BE News
Confira dicas de livros essenciais sobre logística e infraestrutura
Especialistas indicam leituras que apontam novas perspectivas para os setores, com foco em temas como inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico
Como a evolução da tecnologia pode impactar a prosperidade das nações? Quais são os principais desafios do desenvolvimento econômico e como as empresas podem prosperar de maneira sustentável? Essas questões são abordadas nas sugestões de leitura feitas, a pedido do BE News, por autoridades e especialistas dos setores de infraestrutura e logística. Ao compartilhar suas escolhas, eles convidam os profissionais do setor a refletir sobre o futuro e a buscar soluções inovadoras para os desafios que estão por vir.
A primeira recomendação vem de Flávia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ela sugere o livro “Poder e Progresso: Uma luta de mil anos entre a tecnologia e a prosperidade”, escrito por Daron Acemoglu e Simon Johnson. Segundo Flávia, a obra “explora a história da evolução da tecnologia e seu impacto na prosperidade ou no fracasso das populações. Apresenta, por exemplo, a construção dos canais do Panamá e de Suez, além de oferecer uma perspectiva sobre como o futuro da Inteligência Artificial pode transformar a sociedade”.
Os canais de Suez, no Egito, e do Panamá, na América Central, são vias navegáveis artificiais que conectam oceanos estratégicos, encurtando distâncias e facilitando o comércio marítimo global.
Felipe Queiroz, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), recomendou “Impacto Positivo (Net Positive): Como empresas corajosas prosperam dando mais do que tiram”, de Paul Polman e Andrew Winston. “Este livro é fascinante, pois traz a visão de Paul Polman, CEO da Unilever, sobre a transição da empresa para uma estratégia mais sustentável”, explicou Queiroz. “A leitura mostra como, do ponto de vista estratégico, comercial e de processos, as empresas podem adotar a agenda da sustentabilidade gerando, inclusive, valor financeiro”.
O CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião, indicou “O Hábito de Fazer Agora”, de Neil Fiore. Julião destacou que o livro é um guia para superar a procrastinação e aumentar a produtividade de maneira sustentável, com técnicas que ajudam a reestruturar a mentalidade em relação às tarefas, transformando-as de fontes de estresse e ansiedade em oportunidades de realização.
Mário Povia, diretor do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), está lendo “O Mito do Desenvolvimento Econômico”, de Celso Furtado. “Embora tenha sido escrito na década de 1970, o livro aborda questões que continuam extremamente atuais, nos levando a refletir sobre as causas e efeitos do desenvolvimento econômico na sociedade. Celso Furtado é sempre brilhante, quer você concorde ou não com suas conclusões. Super recomendo”, afirmou Povia.
Por fim, Evaristo Pinheiro, presidente da Refina Brasil, recomendou “Fossil Future”, de Alex Epstein. “É uma obra que faz uma análise crítica sobre a necessidade de reduzir o uso de combustíveis fósseis, alertando que essa transição não deve prejudicar aqueles que têm pouco acesso à energia e, por isso, uma pior qualidade de vida”, comentou Pinheiro.