quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Naquela que é considerada a principal categoria do prêmio Portos + Brasil, a do Ranking Igap, houve empate na primeira colocação entre a Portos do Paraná e Suape. Foto: Eduardo Oliveira/MPor

Nacional

Confira todos os vencedores do prêmio Portos + Brasil 2024

8 de agosto de 2024 às 6:57
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Iniciativa do MPor, que chega à sua 5ª edição, une eficiência operacional, práticas sustentáveis e inclui igualdade de gênero

Foram anunciados na noite de quarta-feira, dia 7, em Brasília (DF), os vencedores das principais categorias da quinta edição do Prêmio Portos + Brasil, que se destacaram pela movimentação, pelos resultados financeiros e pela gestão eficiente. O evento, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e correalizado pelo Grupo Brasil Export, tem como objetivo reconhecer os avanços alcançados pelos complexos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) no Brasil. A solenidade reuniu não apenas autoridades do setor portuário e do setor produtivo, mas também trabalhadores e representantes de complexos de todo o país.

Neste ano, a premiação incluiu uma nova categoria, Igualdade de Gênero, que reconhece os portos com maior participação feminina em seu quadro de colaboradores e em cargos de gestão executiva. Esta categoria está em conformidade com a Agenda 2030, um compromisso global assumido pelos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para serem atingidos até o ano de 2030.

Durante a cerimônia de premiação, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância do setor para o sustento das famílias brasileiras e para a geração de emprego e renda.

“Estou muito animado e apaixonado por esse setor. A gente tem muitas perspectivas de crescimento nos próximos três anos, principalmente na geração de emprego e renda e na movimentação da nossa economia. Sem dúvida alguma, o Brasil tende a ampliar ainda mais a sua capacidade portuária, impulsionando o mercado mundial”, afirmou.

Em sua fala durante a cerimônia, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, destacou o crescimento da premiação, inclusive com a criação da categoria de Igualdade de Gênero. E parabenizou os vencedores. 

O Prêmio Portos + Brasil é uma iniciativa estatal que visa incentivar a modernização dos portos. As categorias são escolhidas para refletir políticas públicas positivas, que evoluem e se adaptam às tendências contemporâneas. O prêmio também ajuda a construir um banco de dados histórico do setor portuário nacional.

Anualmente, os portos brasileiros são avaliados em nove categorias, sendo que na de Igualdade de Gênero ela é subdividida em TUPs e complexos públicos. Os três melhores em cada uma delas são premiados. O principal reconhecimento é o Ranking Igap, que resulta da soma dos 15 indicadores que compõem o Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap), um referencial para a gestão dos portos públicos brasileiros.

As categorias avaliadas incluem: Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos e TUPs; Crescimento na Movimentação de Granel Sólido e Líquido; Movimentação de Contêineres e Carga Geral; Igualdade de Gênero; Avanço no Ranking Igap; e Posição no Ranking Igap.

O Ministério de Portos e Aeroportos informou que a metodologia utilizada para os cálculos do ranking será divulgada posteriormente no site da própria pasta (https://www.gov.br/portos-e-aeroportos).

 

Confira a lista dos premiados:

 

Troféu Itinerante

Portos do Paraná

 

Ranking Igap

1º Portos do Paraná e Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (PE)

2º SCPAR/Porto de Imbituba e SCPAR/Porto de São Francisco do Sul

3º Empresa Maranhense de Administração Portuária e Autoridade Portuária de Santos (SP)

 

Ranking Avanço Igap

1º Companhia Docas de Santana (AP)

2º Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (PE)

3º Portos RS

 

Crescimento da Movimentação de Carga Geral

1º Terminal Portuário do Pecém (CE)

2º Terminal Marítimo Alfandegado Privativo de Uso Misto de Praia Mole (ES)

3º Portocel – Terminal Especializado de Barra do Riacho (ES)

 

Crescimento da Movimentação de Contêineres

1º Portos RS/Porto de Rio Grande (RS)

2º Porto Itapoá Terminais Portuários (SC)

3º Terminal Portuário do Pecém (CE)

 

Crescimento da Movimentação Granel Líquido

1º Terminal de Petróleo do Açu/T-Oil – Vast Infraestrutura (RJ)

2º Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (SC)

3º Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ)

 

Crescimento da Movimentação Granel Sólido

1º SCPAR/Porto de São Francisco do Sul (SC)

2º Porto Sudeste do Brasil (RJ)

3º Companhia Docas de Santana/Porto de Santana (AP)

 

Crescimento da Movimentação Total dos TUPs

1º Cargill Agrícola – Miritituba (PA)

2º Sucocítrico Cutrale (SP)

3º Terminal de Petróleo do Açu/T-Oil – Vast Infraestrutura (RJ)

 

Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos

1º SCPAR/Porto de São Francisco do Sul (SC)

2º CDP/Porto de Santarém (PA)

3º Portos do Paraná/Porto de Paranaguá

 

Igualdade de Gênero – TUPs

1º Terminal de grãos Ponta da Montanha (PA)

2º Super Terminais Comércio e Indústria (AM)

3º TUP Vila do Conde/Barcarena – HBSA (PA)

 

Igualdade de Gênero – Portos Organizados

1º Companhia Docas da Paraíba

2º Companhia Docas do Pará

3º Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)

Compartilhe:
TAGS Companhia Docas de Santana Complexo do Pecém Ministério de Portos e Aeroportos MPor Portos + Brasil Portos do Paraná Portos mais Brasil Portos RS premiação prêmio Portos + Brasil SCPAR Silvio Costa Filho Suape