Vagas para embarque e desembarque de passageiros em carros de aplicativo era uma das principais demandas de quem passa por Congonhas. Foto: Divulgação/Aena Brasil
Região Sudeste
Congonhas amplia vagas de embarque para carros de aplicativo
Com redistribuição do espaço feito pela concessionária, 13 novas vagas foram instaladas no terminal paulista
A Aena Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ampliou na última semana as vagas para o embarque de passageiros em carros de aplicativo. Além disso, foi criado uma nova setorização para facilitar o encontro entre motoristas e passageiros. Ao todo, 13 novas vagas foram inseridas após o processo de redistribuição.
Segundo a concessionária espanhola, as mudanças têm como objetivo dar mais agilidade e melhorar o fluxo viário local.
Ao solicitar uma viagem, o aplicativo mostrará o setor no qual o passageiro deverá aguardar a parada de seu veículo. Essa designação é feita automaticamente para distribuir os chamados de maneira uniforme entre todos os setores disponíveis.
As seções A1 a A5 estão localizadas na primeira linha do meio-fio, na área coberta. Do B1 ao B3, as vagas ficam na faixa intermediária, semicoberta, e ocupam o lugar anteriormente destinado aos ônibus. O setor C1 está presente na área descoberta.
Segundo explicou a concessionária, a mudança dos pontos de parada de parte dos ônibus permitiu a ampliação das vagas destinadas aos carros de aplicativos, que passaram de 39 para 52 locais para veículos, e a criação do novo setor B. Com as melhorias implementadas, haverá uma redução no tempo de permanência dos veículos no local e aumento da capacidade de embarque de passageiros.
Bolsão para veículos
O primeiro passo do projeto de melhoria do fluxo viário no Aeroporto de Congonhas ocorreu no último dia 11 de junho, com a inauguração de um bolsão exclusivo para motoristas de carros de aplicativo. O bolsão tem uma área total de 4.000 m² e capacidade para 145 vagas para veículos à espera de passageiros. Com ele, os motoristas não precisam mais circular pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam uma nova chamada, o que já reduziu o impacto no trânsito local.
Segundo a Aena, nos primeiros 20 dias de operação, foram identificados alguns casos de uso indevido do local. Para melhorar a eficiência do sistema e a experiência do passageiro, estão sendo avaliadas, em conjunto com as empresas envolvidas, medidas para coibir tais abusos.
Entre as possibilidades, está a cobrança de uma taxa aos motoristas que utilizarem o bolsão por tempo excessivo. Para entrar no bolsão, é necessário comprovar que o motorista está na fila virtual do aplicativo.
Além disso, a intenção da Aena é que as vagas de táxi fiquem concentradas no piso superior. Dessa forma, das atuais oito posições para táxis do piso inferior, sete também passariam a ser dedicadas a carros de aplicativos.
Permaneceria no local uma vaga destinada a táxi acessível, adaptado para passageiros com necessidades especiais. Essa medida ainda depende de aprovação da Prefeitura de São Paulo. Caso aprovada, o total de vagas para carros de aplicativos no piso inferior subirá para 59.