O congresso da APLOP em Leixões contará com uma série de painéis focados no fortalecimento da cooperação e troca de experiências entre os portos de língua portuguesa (Foto: Arquivo/Grupo Brasil Export)
Internacional
Congresso da APLOP em Leixões promove troca de experiências entre países lusófonos
Inovações em logística sustentável e digitalização são temas de destaque do evento, com transmissão exclusiva da TV BE News
Autoridades e especialistas em infraestrutura estarão reunidos no Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), que acontece nestas quarta (30) e quinta-feira (31) em Leixões, Portugal. O evento, que será transmitido exclusivamente pelo canal da TV BE News no YouTube (@tv_benews), trará representantes de países lusófonos para discutir inovações e o desenvolvimento do setor portuário.
No primeiro dia, o Brasil contará com a presença de Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE), que abordará os avanços do projeto Global Gateway e a importância de iniciativas que fortalecem a conexão entre Brasil, Portugal e países africanos de língua portuguesa.
Fabricio Julião, CEO do Grupo Brasil Export, também representará o país, apresentando a contribuição da empresa para a cooperação econômica entre as nações lusófonas e destacando as oportunidades de negócios geradas pela parceria entre esses portos.
Outro destaque brasileiro será Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (SP), que compartilhará suas experiências em iniciativas de descarbonização e conectividade digital, oferecendo soluções que podem inspirar outros portos no cenário internacional.
Além disso, o desembargador Celso Peel, relator da Ceportos (Comissão de Juristas para a Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias) da Câmara dos Deputados, apresentará uma palestra sobre o novo marco regulatório proposto para o setor portuário brasileiro.
No segundo dia do congresso, Juliane Carneiro, do Porto do Açu (RJ), falará sobre inovação e sustentabilidade, destacando práticas e oportunidades para impulsionar o setor portuário do Brasil.
O evento contará com uma série de painéis envolvendo representantes de mais de 10 países, focados no fortalecimento da cooperação e troca de experiências entre os portos de língua portuguesa.