Internacional
Congresso da APLOP Reúne líderes de portos lusófonos em Portugal
Evento destaca iniciativas para conectar Brasil, Portugal e África por meio de novas tecnologias e projetos de sustentabilidade
Autoridades e especialistas do setor de infraestrutura participarão do Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro em Leixões, Portugal. O evento reunirá representantes de países lusófonos para dialogar sobre o desenvolvimento e inovações no setor portuário. A programação será transmitida pela Rede BE News.
No primeiro dia, o Brasil será representado por Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (BA). Ele discutirá os novos desenvolvimentos do Global Gateway, destacando a importância de projetos que conectam o Brasil a Portugal e a outros países africanos de língua portuguesa.
Outro destaque nacional será Fabricio Julião, CEO do Grupo Brasil Export, que abordará o papel da empresa na cooperação econômica entre os países, com foco nas oportunidades de negócios que surgem a partir da colaboração entre os portos lusófonos, promovendo a troca comercial e o crescimento conjunto.
Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (SP), apresentará as iniciativas de descarbonização e conectividade digital em sua gestão da autoridade portuária, compartilhando experiências e soluções tecnológicas que podem servir de modelo para outros portos.
Celso Peel, desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e relator da Ceportos da Câmara dos Deputados (Comissão de Juristas para a Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias), dará uma palestra sobre o novo marco regulatório proposto pelo colegiado.
No segundo dia do congresso, Juliane Carneiro, do Porto do Açu (RJ), fará uma apresentação sobre inovação e sustentabilidade, discutindo as melhores práticas e oportunidades para o setor portuário brasileiro.
O evento conta com uma série de painéis com representantes de mais de 10 países. A agenda completa pode ser vista pelo canal @tv_benews no YouTube e no site www.tvbenews.com.br.