José Antonio Aróstegui alertou sobre a importância de o Brasil aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) Crédito: Saulo Cruz/Brasil Export
Brasil Export
Conselheiro da Embaixada da Espanha elogia processo de concessões
Jose Antonio Aróstegui disse que o Programa de Parcerias de Investimentos é visto com bons olhos pelos investidores estrangeiros
O programa de concessões do governo federal foi elogiado por José Antonio Aróstegui, Conselheiro Comercial da Embaixada da Espanha, durante sua participação no “Painel Conselho Internacional: Península Ibérica e seu papel estratégico na logística europeia e a relação com o Brasil”, exposto no Fórum Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, realizado nos dias 19 e 20, em Brasília (DF), pela Una Marketing de Eventos.
Aróstegui explicou que o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) é visto com bons olhos pelos investidores estrangeiros e pode ainda trazer muitos benefícios para o Brasil. Destacou, principalmente, os leilões realizados no setor aeroportuário, e exemplificou com o certame de aeroportos da 7ª rodada, promovido pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no dia 18 de agosto deste ano, garantindo R$ 7,3 bilhões em investimentos privados para os próximos 30 anos.
O PPI foi criado pela Lei nº 13.334, em 2016, com a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização.
Entre os principais objetivos estão a ampliação de oportunidades de investimentos, o desenvolvimento tecnológico e industrial, a geração de empregos, e a expansão da infraestrutura pública com qualidade e tarifas adequadas aos usuários.
O painel contou também com a presença de Jorge Lima, presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, e Marcelo Sobreira, conselheiro do Portugal Export.
Lima falou sobre a importância do Brasil Export oferecer um fórum internacional. Para ele, a categoria “é um avanço, porque o investidor quer saber as oportunidades que o Brasil oferece e são através desses fóruns que essas informações podem chegar a ele. Este é um dos principais papéis de encontros como esse”, declarou.
Já Sobreira aproveitou a oportunidade para convidar a todos a participarem do Fórum Portugal Export, que acontecerá no país lusitano entre os dias 16, 17 e 18 de novembro, com visita técnica já agendada ao Porto de Sines, o maior complexo portuário do país.
Em outro momento do debate, o conselheiro comercial da Embaixada da Espanha alertou ainda sobre a importância de o Brasil aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), destravar sua participação no acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) e fazer a reforma tributária.
Segundo Aróstegui, são mudanças que podem chamar a atenção de investidores estrangeiros, ampliando as possibilidades de novos negócios entre o Brasil e outros países.