Reunião contou com a presença dos embaixadores do Uruguai, Guillermo Valles Galmes; do Paraguai, Juan Ángel Delgadillo; e representantes das embaixadas da Argentina, do Panamá e da Noruega (Foto: Brasil Export)
Nacional
Conselho do Brasil Export discute apoio do setor para reconstrução do RS
Encontro também debateu integração do Brasil Export com os mercados internacionais e calendário dos fóruns
O Conselho Nacional do Grupo Brasil Export se reuniu em Brasília (DF) nesta quarta-feira, 8, para discutir temas como a integração do Brasil Export com os mercados internacionais, o calendário dos próximos fóruns e os impactos dos temporais recentes no Rio Grande do Sul.
O evento contou com a participação das principais autoridades do setor logístico e de infraestrutura, bem como dos embaixadores do Uruguai, Guillermo Valles Galmes; do Paraguai, Juan Ángel Delgadillo; e representantes das embaixadas da Argentina, do Panamá e da Noruega.
Durante a reunião, foram discutidos detalhes sobre a programação do Centro-Oeste Export 2024, que acontecerá nos próximos dias 16 e 17, em Goiânia (GO). O fórum regional é de grande importância, considerando a relevância agropecuária da região, que abriga três dos sete estados com maior valor bruto de produção. A escassez de armazéns para estocagem de commodities e a necessidade de investimentos em ferrovias serão temas centrais nas deliberações.
Em resposta aos recentes temporais que assolam o Rio Grande do Sul, com consequências devastadoras para a logística e infraestrutura do estado, foi discutido o apoio do setor para auxiliar na recuperação e reconstrução da região. Com mais de 160 pontos de interdição em rodovias e problemas em ferrovias, além do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
Os embaixadores do Uruguai e Paraguai disseram ao BE News que já estão em contato com o governo brasileiro para estudar medidas que possam mitigar os efeitos da tragédia no RS.
De acordo com o embaixador do Paraguai, Juan Ángel Delgadillo, cerca de 200 cidadãos do Paraguai estão no meio da calamidade no estado. Já o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles Galmes, afirmou que a construção da hidrovia envolvendo a Lagoa dos Patos pode demorar mais um pouco, porém com a crise outras maneiras de construí-la irão surgir com o tempo.