Segundo Amaral, a programação do curso terá uma viagem presencial até as dependências da Nova School of Business and Economics, entre os dias 19 e 24 de novembro Crédito: Divulgação/Brasil Export
ESG
Conselho ESG do Brasil Export lança curso de sustentabilidade para executivos
Primeira turma vai iniciar as atividades em novembro, na Nova School of Business and Economics, em Lisboa
O Conselho ESG do Brasil Export, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lançou uma iniciativa inédita na América Latina. A partir do próximo mês, as duas entidades vão promover um curso de formação em sustentabilidade voltado para executivos do setor da infraestrutura.
O curso será realizado na Nova School of Business and Economics, uma das universidades mais importantes da Europa, localizada em Lisboa, em Portugal.
Na quarta-feira (18), durante o fórum Brasil Export, realizado em Brasília, João Amaral, presidente do Conselho ESG do Brasil Export, deu detalhes sobre o curso. Disse que a primeira turma, que iniciará as atividades no mês de novembro, contará com uma programação online com os professores da universidade, que farão palestras e vão lecionar as boas práticas de um mundo sustentável.
Segundo Amaral, a programação do curso terá uma viagem presencial até as dependências da universidade, entre os dias 19 e 24 de novembro, onde os executivos farão uma imersão dentro da unidade de ensino.
“Depois da passagem dentro da universidade, nós iremos fazer visitas técnicas nas empresas que possuem uma pauta robusta e relevante em cases de sustentabilidade. E no mês de dezembro faremos o complemento do curso”, revelou.
O lançamento do curso inédito ocorre no mês em que o Conselho ESG do Brasil Export completa dois anos com uma série de encontros e iniciativas com empresas do setor da infraestrutura.
“Quando falamos de inovação, tecnologia, a criação de um hub, de um novo pensamento estratégico para o setor de infraestrutura, no fundo estamos falando de um novo modelo de pensamento. E nenhum modelo de pensamento se faz novo, se não for através da educação. Como trazer a pauta da sustentabilidade para os agentes que atuam dia-dia no setor, e entender o assunto. Por isso estamos criando esse curso inédito, em parceria com a ANTT”, comentou Amaral.
De acordo com o presidente do Conselho ESG, “a proposta é de discutir no mercado europeu, que é hoje o mercado mais maduro nos termos de sustentabilidade, aquilo que acontece agora, enquanto estão acontecendo. Vamos trabalhar todos os vetores que estão vinculados à pauta ESG”.
Para Amaral, a pauta da sustentabilidade deve ser colocada como prioridade para executivos e empresas do setor, sob duas perspectivas.
“Primeiro, a competitividade. Em segundo, o acesso a capital barato. Se estamos preocupados em preservar contratos e negócios a longo prazo, e se queremos acesso a capital de forma mais harmônica e mais barata, precisamos colocar a sustentabilidade no eixo estratégico dos nossos negócios”, finalizou.
O anúncio do curso ocorreu durante uma apresentação dentro da programação do Brasil Export 2023, fórum nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, que ocorreu nesta semana, em Brasília.