créditos: acervo pessoal
Nacional
Conselho Nacional do Brasil Export ganha novos membros
Integrantes foram apresentados pelo CEO do fórum, Fabrício Julião, em reunião em Brasília
O Conselho Nacional do Brasil Export ganhou mais quatro integrantes, executivos de destaque, apresentados na reunião da entidade realizada ontem, quarta-feira, em Brasília. Os novos conselheiros são: a CEO da MoveInfra, Natália Marcassa; a diretora de Regulatório e Institucional da VLI, Silvana Alcântara; o CEO da Brasil Terminal Portuário (BTP), Ricardo Arten; e o presidente da Associação Comercial de Santos (SP), o empresário Mauro Sammarco.
Os quatro foram saudados pelo CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, que enfatizou a importância do ingresso de executivos com experiências variadas, que vão enriquecer os debates do conselho.
Natália Marcassa foi uma das principais integrantes da equipe de Tarcísio Gomes de Freitas – hoje, governador de São Paulo – no Ministério da Infraestrutura, respondendo de 2019 até o ano passado pela Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias. Nos últimos meses, assumiu como CEO da MoveInfra, entidade que reúne algumas das principais empresas de infraestrutura do Brasil. “Natália se junta a nosso conselho com uma experiência incrível, principalmente agora, que está à frente de uma nova entidade, a MoveInfra, estratégica para o setor e que já abraçou o Brasil Export como importante canal de integração com o mercado”, afirmou Julião.
“Sinto-me muito honrada e orgulhosa de fazer parte do conselho do Brasil Export, notadamente formado por pessoas de alta reputação nos setores de portos e aeroportos e que, agora, ainda irá atuar junto com a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos”, disse Natália, referindo-se ao fato de o Centro de Estudos Brasil Export, mantenedor do Brasil Export, ter sido escolhido para dar apoio técnico à frente. “Vamos contribuir para o avanço das pautas de infraestrutura, tão importantes para o País”, afirmou.
Já o ingresso da diretora Silvana Alcântara, da operadora ferroviária e portuária VLI, será importante para aproximar ainda mais os debates do conselho das pautas ferroviárias, explicou Fabrício Julião. “O futuro do transporte brasileiro passa pelos trilhos. Assim é ótimo termos profissionais desse setor em nosso grupo. E ainda ampliamos a presença de executivas, fortalecendo a participação das mulheres”, comentou.
Silvana enfatizou a oportunidade de ingressar no conselho. “Como mulher e profissional da área de infraestrutura há mais de 20 anos, me sinto privilegiada pelo convite e espero contribuir com este grupo de pessoas renomadas, respeitadas e com profundo conhecimento do setor. Será um aprendizado para mim.”
O colegiado também reforça a participação de executivos portuários com o ingresso de Ricardo Arten, CEO do Brasil Terminal Portuário (BTP), um dos principais terminais de contêineres do Porto de Santos (SP). Para o CEO do Brasil Export, o conselho ganha com a chegada de Arten, “uma grande liderança no principal complexo marítimo do Brasil”.
O CEO da BTP agradeceu o convite, lembrando do papel do Brasil Export para o mercado de infraestrutura. “É muito importante para o setor iniciativas como essa, de reunir as lideranças em benefício de discussões e de propositura de ações para desenvolver a infraestrutura nacional. Estou pronto para contribuir com o grupo, e juntos avançarmos na pauta de competitividade e sustentabilidade do nosso setor”, disse.
O Conselho Nacional do Brasil Export também passa a contar com Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, “uma entidade centenária e de papel de destaque nos debates da economia do Porto de Santos e de São Paulo. Será uma voz importante em nosso grupo”, afirmou Fabrício Julião.
Sammarco comentou a oportunidade de integrar o conselho, formado por lideranças do setor. “Como presidente da Associação Comercial de Santos, celebro o convite para integrar o Conselho Nacional do Brasil Export, estando lado a lado com as principais lideranças do setor portuário brasileiro, o que trará grandes benefícios para os nossos associados”.
DF Export
Na reunião do Conselho Nacional dessa quarta-feira, Fabrício Julião também anunciou a formação do Distrito Federal Export, conselho que reunirá autoridades e empresários de transportes, logística e infraestrutura da Capital Federal. Desde o início do ano, o Brasil Export tem fomentado a criação de conselhos estaduais, ampliando as pautas locais nos debates realizados. A proposta é que cada unidade da federação tenha seu próprio conselho.
Conforme anunciou Julião, o Distrito Federal Export será comandado pelo executivo Cláudio Valverde.