sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Durante o painel, especialistas apontaram que a falta de inovação na construção civil atrasa o progresso em setores cruciais como logística, transportes e infraestrutura urbana (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Inova Export

Construção civil e inovação: o choque entre tradição e tecnologia nos grandes projetos

Atualizado em: 25 de setembro de 2024 às 8:56
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Especialistas debatem como a resistência do setor à modernização afeta projetos sugerem maior colaboração com startups

A falta de inovação no setor da construção civil tem prejudicado o avanço da modernização dos empreendimentos de infraestrutura, logística e transportes. Essa é a opinião do supervisor do Metrô de São Paulo, Ivo Mainardi.

“A construção civil é tradicionalmente resistente à inovação, embora tenha um campo enorme para ser trabalhado”, afirmou durante o fórum Inova Export, realizado no último dia 16, dentro da programação do Sudeste Export, em São Paulo.

Dentro do Metrô de São Paulo, há um laboratório de inovação voltado para o desenvolvimento do modal. Mainardi explicou que a área de sistemas avança devido a investimentos globais e parcerias com empresas internacionais. Ele comentou que o operacional registra um número significativo de patentes anualmente, o que gera mais recursos. No entanto, o setor da construção civil ainda atrasa a implementação de muitas iniciativas devido à dificuldade de melhorar os processos.

“Uma das coisas que estamos estudando é a possibilidade do uso da inteligência artificial para fiscalização dos avanços físicos em obras; podemos usar imagens para isso”, detalhou Mainardi. “A ideia não é substituir ninguém, mas aumentar as possibilidades do trabalho”, completou.

Mainardi mencionou que o sistema de transporte metroviário da maior metrópole da América Latina quer seguir exemplos como o da prefeitura de Salvador, que firmou uma parceria com uma construtech — startup voltada para o setor da construção civil — e um investidor externo para desenvolver tecnologia e inovação.

A tecnologia foi cedida à prefeitura para uso, enquanto a empresa pôde comercializar o produto, um modelo que ele considera promissor, embora haja “pouco investimento e abertura para startups na área de construtechs”, disse. 

Mariane Takahashi, CEO da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ressaltou a importância de promover a colaboração entre empresas tradicionais e startups, que possuem abordagens muito diferentes.

“Na Abstartups, estamos preocupados em ouvir o que o investidor oferece em termos de informações sobre suas necessidades ao conversar com startups. Tudo é colaborativo. São parcerias, pois, muitas vezes, temos uma visão limitada. Quando olhamos de forma ampla, conseguimos entender melhor”, destacou Takahashi.

“Não é apenas entregar dinheiro. É necessário estar presente, entender os processos. Se você não estiver ao lado de um parceiro, e não apenas de um patrocinador, as coisas não funcionam”, finalizou.

Inovação

Na visão da vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alessandra Andrade, o maior desafio é disseminar a inovação por todo o mercado e setor da infraestrutura de maneira convidativa.

“O ambiente de inovação desenvolveu um linguajar que não é compreendido pela maioria. Termos como sandbox são interessantes, mas criam barreiras para quem não entende essa linguagem”, pontuou.

Andrade sugeriu como um impulso à modernização no setor da logística: “Investir em comunicação para popularizar a inovação, reduzir as barreiras para pequenos empreendedores e trabalhadores, e permitir que participem das mudanças, em vez de vê-las como ameaças”.

O painel “Transformando o setor: Inovação e tecnologia em ação” foi moderado por Raul Vieira, acelerador de Negócios e Startups do Senai.

O Inova Export fez parte da programação do Sudeste Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes.

O Sudeste Export 2024 foi uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS Inova Export Sudeste Export