Porto da Manaus Moderna vai custar R$ 700 milhões (foto: divulgação ipaam)
Região Norte
Construção de novo porto em Manaus entra no orçamento do governo
Porto ‘Manaus Moderna’ será uma instalação de pequeno porte para transporte de cargas e de passageiros
O projeto de construção do Porto Manaus Moderna foi incluído no orçamento do governo federal, com um crédito suplementar de R$ 706,6 milhões. A medida busca modernizar o transporte de cargas e passageiros, com infraestrutura técnica e sustentável. A decisão, divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27), segue esforços do senador Omar Aziz e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para revitalizar a economia local, especialmente após os impactos da seca.
A futura Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Manaus Moderna é uma reivindicação antiga dos trabalhadores da região e representa um marco na modernização do sistema de transporte de passageiros e cargas da região. Ela foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, porém ainda não há previsão para sua construção.
A futura instalação vai contar com terminal de passageiros e dois terminais de carga e pesqueiro. Serão duas balsas com capacidade para mais de 20 embarcações cada, além de estacionamento e restaurante.
O novo porto será composto por duas ligações principais, uma na Feira da Manaus Moderna e outra na Feira da Banana. Ele incluirá seis pontes móveis; quatro flutuantes intermediários; dois flutuantes de popa e dois de proa; e dois módulos de cais flutuantes. O empreendimento contará ainda com uma área de retroporto equipada com um muro de contenção, terminal de passageiros, sedes administrativa e de fiscalização, dois pontos de apoio, guaritas e terminais de cargas.
Segundo o DNIT, o objetivo primordial é “estabelecer um terminal portuário público moderno e eficiente, com uso misto”. Em nota, o órgão disse que a iniciativa do projeto da Manaus Moderna foi embasada em critérios técnicos, econômicos e socioambientais que resultaram em melhorias significativas, proporcionando um ambiente projetado para orientar pedestres, transportadores e veículos de maneira organizada e segura.