HUB
Consumo de energia no Brasil registra pico em fevereiro
Pico de energia 1
O Brasil registrou seu maior consumo de energia em um dia na última quinta-feira, dia 7, quando o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou uma carga total de 101.860 megawatt (MW). Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico e foram divulgados nesse sábado. O destaque é que a quase totalidade – 92,4% – dessa eletricidade foi gerada por fontes renováveis, principalmente as hidrelétricas, seguidas por usinas eólicas, solares e de micro e minigeração distribuída.
Pico de energia 2
O recorde foi uma demonstração de “robustez”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele ainda comentou: “Podemos nos orgulhar, quase 93% da geração de energia elétrica do país foi atendida por usinas renováveis. Mas nosso trabalho é contínuo”.
Pico de energia 3
Segundo a ONS, as altas temperaturas do verão e a volta às aulas impulsionaram a maior demanda de energia. Desse total de carga, cerca de 10% foram fornecidos pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O recorde anterior de consumo foi registrado em 14 de novembro do ano passado, quando o SIN contabilizou 101.475 MW. Um dia antes, a carga total ultrapassou a marca de 100 mil MW pela primeira vez.