A Marinha informou que contêineres caíram no mar após rajadas de vento e agitação do mar (Foto: Reprodução)
Região Sudeste
Contêineres de terminal do Porto de Santos caem no mar
Dois contentores, ambos vazios, estavam no pátio da Ecoporto, na margem direita
Dois contêineres de um terminal localizado no Porto de Santos caíram no mar durante a passagem de uma forte ventania no Litoral de São Paulo na noite de quarta-feira (13). A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a navegação pelo canal do porto ficou suspensa por 3h30 em razão do mau tempo.
Segundo a Capitania dos Portos do Estado de São Paulo (CPSP), o incidente foi registrado às 23h15. Os dois contentores, que de acordo com a APS estavam vazios, estavam no pátio da Ecoporto, na margem direita do cais santista. A Marinha informou que as fortes rajadas de vento e a agitação do mar causaram o incidente.
A Defesa Civil de Santos, assim como a Defesa Civil do Estado, informaram através de seus boletins de que os ventos durante à noite chegaram até 83 quilômetros por hora.
A Autoridade Portuária informou que a navegação pelo canal ficou suspensa das 23h15 até às 2h45 de quinta-feira (14).
Ainda de acordo com a APS, um dos contêineres foi içado pelo terminal durante a madrugada. Já o segundo contentor deslocou-se e estava submerso junto à Ilha Barnabé, na margem esquerda do estuário.
A Autoridade Portuária informou, em sua última atualização no início da noite de quinta, que o contêiner submerso está amarrado ao cais para evitar novo deslocamento e sua retirada do mar será feita por equipe contratada pelo terminal responsável, após a aprovação do plano da operação pela Capitania dos Portos.
A empresa pública gestora do Porto de Santos reforçou que as operações portuárias não foram prejudicadas. Por fim, a Autoridade Portuária informou que equipes da Guarda Portuária mantêm patrulhamento marítimo no local.
O BE News procurou o Grupo EcoRodovias, responsável pelo terminal Ecoporto, mas ninguém se manifestou até a publicação desta matéria.