As buscas pelas vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek prosseguem, mas enfrentam desafios devido às chuvas, que tornam as águas do rio Tocantins mais turvas (Foto: Divulgação/Governo do Maranhão)
Região Norte
Corpo de vereador é resgatado após desabamento da ponte JK
Tragédia na ponte Juscelino Kubitschek já soma dez mortos e sete desaparecidos; chuvas dificultam buscas no Rio Tocantins
O corpo de Ailsson Gomes Carneiro, vereador da cidade de Novo Repartimento, no Pará, foi resgatado no domingo (29) pelos bombeiros no Rio Tocantins, próximo ao local do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226. Ele estava em uma caminhonete Triton retirada das águas na última quinta-feira (26). A tragédia, que ocorreu no dia 22 de dezembro, já soma dez mortos e sete desaparecidos.
Na tarde de sábado (28), as equipes também resgataram o corpo de Elisângela dos Santos Chagas, companheira de Ailsson. As buscas seguem intensas, mas enfrentam desafios devido às chuvas na região, que tornam as águas do rio mais turvas. Um corpo foi localizado dentro de um caminhão submerso, mas sua retirada ainda não foi concluída.
De acordo com o tenente-coronel Donaldo Lourinho, do Corpo de Bombeiros do Tocantins, as operações de resgate foram retomadas após a eliminação de riscos de desabamento de novos trechos da ponte que conecta as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins.
Emergência
A prefeitura de Estreito decretou estado de emergência no sábado (28), devido aos impactos humanos, ambientais e econômicos do desastre. A medida, válida por 180 dias, visa facilitar a obtenção de recursos estaduais e federais para ações de emergência e recuperação.
“O município mobilizou recursos humanos e materiais em larga escala, mas enfrenta o esgotamento desses recursos, sendo indispensável o apoio técnico e financeiro estadual e federal”, afirmou o prefeito Leoarren Túlio de Sousa Cunha (PL) no decreto.
A queda do vão central da ponte, com 533 metros de extensão, provocou a queda de vários veículos no rio.