O representante da Costa Cruzeiros, Dario Rustico, foi recebido por membros da diretoria da Portos do Paraná para uma reunião na última quinta-feiraFoto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Região Sul
Costa Cruzeiros estuda incluir Paraná na rota dos navios de cruzeiros
Para a próxima temporada, a MSC já confirmou 16 escalas de navios em Paranaguá, com início em novembro
Durante uma reunião nesta semana, a Costa Cruzeiros afirmou que estuda incluir o Paraná na rota dos navios de cruzeiros. Sem citar possíveis datas, o presidente executivo das Américas Central e do Sul da empresa, Dario Rustico, afirmou que prevê em um futuro próximo o Porto de Paranaguá como mais um ponto de embarque e desembarque.
O encontro do representante com membros da diretoria da Portos do Paraná ocorreu na quinta-feira (15) no Palácio Taguaré, sede administrativa da Autoridade Portuária responsável pelos portos de Paranaguá e Antonina.
“Viemos conhecer a estrutura e acreditamos que temos muitas oportunidades de desenvolvimento, para que em um futuro próximo o Porto de Paranaguá seja mais um ponto de embarque e desembarque nosso. Olhamos o Estado do Paraná com interesse pelos destinos lindos que tem”, comentou Rustico.
De acordo com André Pioli, diretor empresarial da Portos do Paraná, a conversa com o executivo da Costa teve como objetivo desenvolver ainda mais a indústria do turismo na região paranaense.
“Mais uma empresa representa mais geração de emprego e renda para nossa população. Trabalhamos intensamente nessas negociações para que Paranaguá se torne um ponto forte do roteiro turístico marítimo brasileiro”, disse.
Após a reunião, o executivo da Costa Cruzeiros conheceu o cais e os berços onde existe possibilidade de atracar navios de passageiros. Além disso, ele foi ao Santuário do Rocio, onde será feito todo o desembaraço de embarque e desembarque de turistas e visitou os principais pontos turísticos de Paranaguá.
Temporada de cruzeiros
No final do mês de março, a MSC Cruzeiros anunciou escalas e embarques inéditos em Paranaguá, com o navio MSC Lirica, a partir de novembro. O MSC Lirica vai operar itinerários do Porto de Paranaguá para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).
De acordo com a MSC, haverá um total de 16 viagens de navios de passageiros na temporada 2023/2024 de cruzeiros. A expectativa da empresa é embarcar mais de 10 mil turistas em Paranaguá, além de receber mais de 41 mil turistas em trânsito, sendo 50% de brasileiros e 50% de estrangeiros.
No final do ano passado, o terminal de Paranaguá recebeu o navio MSC Armonia. Segundo a Autoridade Portuária, a parada turística da embarcação foi um teste para inserir o terminal paranaense na escala fixa das embarcações da MSC.