O navio Costa Favolosa chegou à capital alagoana na manhã de ontem (1), trazendo a bordo mais de 1,6 mil turistas. Crédito: Secom/Prefeitura de Maceió
Região Nordeste
Costa Favolosa abre temporada de cruzeiros em Maceió
São esperados mais de 45 mil turistas na capital alagoana o longo da temporada 2022/2023
O Costa Favolosa, primeiro dos 22 cruzeiros que farão escala no Porto de Maceió (AL) até abril de 2023, chegou à capital alagoana na manhã de ontem (1), trazendo a bordo mais de 1,6 mil turistas de várias partes do Brasil e de países como Itália, Argentina, Turquia e Espanha. Ao longo da temporada 2022/2023, são esperados mais de 45 mil visitantes na capital alagoana.
Durante a estadia dos cruzeiros a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) estará com equipes técnicas no estacionamento do Centro Pesqueiro, no Jaraguá, para distribuir informativos com roteiros da cidade, mapas e informações sobre o destino, a cidade de Maceió.
Na estreia, os visitantes que desembarcaram no Terminal de Passageiros foram recebidos com uma apresentação de Bumba meu Boi, auto popular característico de Alagoas. E as apresentações culturais, assim como feirinha onde são comercializados artigos do artesanato alagoano, seguirão durante todo o período.
“Ainda faltam 21 navios para atracar aqui em Maceió e isso representa um incremento muito significativo para a nossa economia. Os turistas estão desembarcando muito felizes e esperamos que a estada deles na cidade seja proveitosa. Já estamos nos preparando para o próximo cruzeiro, que chega na capital alagoana no próximo sábado”, pontuou o titular da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Eduardo Monteiro.
Para a especialista em Turismo e Hotelaria, Cris Quirino, representante da Luck Receptivo Maceió, uma das empresas responsáveis pela recepção dos visitantes, a temporada dos cruzeiros é uma oportunidade de vender o destino para turistas de várias partes do mundo.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), entidade que atua na regulamentação, promoção e expansão da atividade no Brasil, o turista que viaja de cruzeiro gasta, em média, cerca de R$ 605 por dia em Alagoas.
Dos 1,7 mil passageiros que chegaram com o Costa Favolosa no Porto de Maceió, cerca de 500 garantiram a compra de passeios para conhecer as belezas paradisíacas alagoanas.
Selo Safe Travels
A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
No total, onze municípios alagoanos foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.
O Estado também registra 2.308 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos.
As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.
Próximos cruzeiros
No próximo sábado (3), Maceió recebe o segundo navio da temporada, o Costa Fortuna, que deve atracar no complexo por volta das 7h. A embarcação, de origem italiana, vem da cidade de Recife (PE) com destino à Salvador (BA).
Neste mês, ainda atracam na cidade o MS Seven Seas Mariner, no dia 24, e MSC Seashore, no dia 26 de dezembro. Até abril de 2023 mais de vinte cruzeiros devem atracar na capital alagoana. São eles: Costa Favolosa (1), Costa Fortuna (2), MS Seven Seas Mariner (1), MSC Seashore (13), MS Marina (1), Insigna (1), MS Seven Seas Voyager (1), MSC Preziosa (1).