A CS Portos investirá, nos primeiros três anos da operação, mais de R$ 627 milhões em obras de melhorias e modernização dos terminais ATU12 e ATU18Crédito: Divulgação
Região Nordeste
CS Portos inicia segunda fase de investimentos no Porto de Aratu
CS Portos inicia segunda fase de investimentos no Porto de Aratu em abril
A CS Portos, que assumiu a operação dos terminais ATU12 e ATU18 do Porto de Aratu, na Bahia, em junho de 2022, informou que concluiu, no mês passado, a primeira etapa da reforma que estava planejada. Agora, se prepara para iniciar a segunda fase dos trabalhos, em abril.
Controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, a CS Portos investiu cerca de R$ 60 milhões em obras de melhorias e modernização.
De acordo com a companhia, foi reestruturada toda a parte de rede de incêndio, drenagem, pavimentação do pátio e revitalização dos armazéns no ATU12, que recebe e realiza a movimentação de cargas de fertilizantes, enxofre, concentrado de cobre, minério de ferro e magnesita.
Além do acabamento externo e implementação da CSTV – sistema de monitoramento por câmeras para o alfandegamento – foram construídas portarias nos píeres, com o processo de controle de veículos e pessoas, sistema que não existia.
Já no ATU18, que irá oferecer serviços de movimentação e armazenagem padrão de granéis sólidos vegetais e demais serviços portuários relacionados, como inspeção, triagem, pesagem, entre outros – a capacidade de armazenagem e movimentação de cargas deve atingir mais de cinco milhões de toneladas após os investimentos na segunda fase.
Para esta etapa, serão mais de R$ 600 milhões em investimentos, focados em reforma de espaços e modernização de todos os equipamentos.
Segundo a empresa, alguns pontos serão prioridades a partir de agora, como a criação de um novo berço no ATU18, a reforma estrutural do TGS I, localizado no ATU12, a aquisição de carregadores e descarregadores de navios, esteiras transportadoras, implementação de um novo armazém para fertilizantes, toda a parte de pavimentação e construção das balanças, tombadores e silos, além das vias terrestres.
Também estão programadas uma nova sede, com refeitório e almoxarifado, entre outras coisas. “Tudo o que já fizemos deu uma nova cara para os terminais, inclusive com aumento de produtividade e segurança nas operações. Mas a fase que se inicia será ainda mais importante, visto que colocaremos em prática tudo o que foi firmado em nosso contrato de concessão, o que vai alterar de forma relevante o modo que o porto opera e sua escala”, afirma Marcos Tourinho, presidente da CS Portos.
O executivo destacou que desde o início, “toda a equipe tem trabalhado com o objetivo de elevar o nível do serviço e de segurança oferecido nos terminais, assim como aumentar a produtividade das áreas, com foco principal no atendimento dos clientes e usuários do porto”.
Ele ressaltou ainda que os investimentos nos dois terminais contribuem com a geração de empregos e resultam em mais oportunidades de negócios, impactando de forma significativa a economia local.
Investimentos
A CS Portos conquistou os terminais em leilão no final de 2020. Ao todo, a empresa investirá, nos primeiros três anos da operação, mais de R$ 627 milhões em obras de melhorias e modernização, conforme previsto no Plano Básico de Implantação (PBI), aprovado pelo Ministério da Infraestrutura.
Os contratos do ATU12 e ATU18 têm duração de 25 e 15 anos, respectivamente. Ambos podem ser prorrogados por até 70 anos. A projeção é mais que quadruplicar a capacidade de armazenagem e produtividade nos terminais.
ASPAS
“Tudo o que já fizemos deu uma nova cara para os terminais, inclusive com aumento de produtividade e segurança nas operações. Mas a fase que se inicia será ainda mais importante”
Marcos Tourinho, presidente da CS Portos