HUB
CZPE aprova instalação de planta de H2V no Pecém
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou o projeto de instalação de uma planta de hidrogênio verde (H2V) da Fortescue, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Complexo do Pecém (CE). O empreendimento, de R$ 20 bilhões, envolve a construção de uma das maiores unidades de produção do combustível no mundo, que será capaz de entregar 500 toneladas diárias do produto, utilizando 1,2 gigawatts de energia renovável.
A Fortescue recebeu, recentemente, a licença de instalação da autoridade ambiental do Estado do Ceará, a Semace. Os trabalhos devem começar até o final do ano.
Luis Viga, country manager da Fortescue no Brasil, afirmou que regimes como a ZPE são fundamentais devido aos incentivos fiscais que oferecem. “Esse é mais um passo para garantir que o Brasil possa realizar seu potencial de ser líder global na transição para a economia de baixo carbono, o que passa necessariamente pela concretização do hidrogênio verde como fonte de energia e insumo industrial viável”, observa o dirigente.